Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Neves, D. M., Monteiro, A. R. & Matos, T. (2025). Dinâmicas de género no cuidado: ser mãe em Portugal antes e depois da Revolução de 1974. XIII Congresso Português de Sociologia - "Democracias à Prova: Riscos e Incertezas".
Exportar Referência (IEEE)
D. M. Neves et al.,  "Dinâmicas de género no cuidado: ser mãe em Portugal antes e depois da Revolução de 1974", in XIII Congr.o Português de Sociologia - "Democracias à Prova: Riscos e Incertezas", São Miguel - Açores, 2025
Exportar BibTeX
@misc{neves2025_1768426337851,
	author = "Neves, D. M. and Monteiro, A. R. and Matos, T.",
	title = "Dinâmicas de género no cuidado: ser mãe em Portugal antes e depois da Revolução de 1974",
	year = "2025"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Dinâmicas de género no cuidado: ser mãe em Portugal antes e depois da Revolução de 1974
T2  - XIII Congresso Português de Sociologia - "Democracias à Prova: Riscos e Incertezas"
AU  - Neves, D. M.
AU  - Monteiro, A. R.
AU  - Matos, T.
PY  - 2025
CY  - São Miguel - Açores
AB  - A presente comunicação surge no âmbito do projeto "ABRIL MATER: Maternidade e Parto antes e depois da Revolução" (2023-2024), cujo objetivo consistiu em explorar os impactos da Revolução de 1974 nas práticas e representações da maternidade e do parto em Portugal.
Incidindo sobre os temas de género e do cuidado materno, nesta apresentação iremos refletir sobre a evolução das condições sociais e dos lugares simbólicos atribuídos às mulheres e às crianças nas famílias e na sociedade portuguesa, ao longo das últimas cinco décadas.
Com base nos testemunhos de 15 mulheres sobre as suas experiências de maternidade num período marcado pela passagem do país para a democracia, apresentaremos os principais resultados da pesquisa, focando a análise em dimensões como: socialização e culturas de género nas famílias; desigualdade de género e protagonismo feminino no cuidado de crianças; práticas de cuidado; identidade materna; etc.
Na sua diversidade de perfis sociais e trajetórias de vida, iremos perceber que aspetos aproximam e distanciam as experiências de cuidado destas mulheres, bem como os principais desafios que estas enfrentaram na transição para a maternidade, num período tão significativo da história do nosso país.
ER  -