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Gramaxo, P., Gomes, S. & Medeiros, A. (2025). Happy Schools: Dados preliminares de um estudo de caso. XIII Congresso Português de Sociologia - Democracias à prova: Riscos e Incertezas.
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P. L. Gramaxo et al.,  "Happy Schools: Dados preliminares de um estudo de caso", in XIII Congr.o Português de Sociologia - Democracias à prova: Riscos e Incertezas, Ponta Delgada, 2025
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@misc{gramaxo2025_1764915204553,
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	title = "Happy Schools: Dados preliminares de um estudo de caso",
	year = "2025",
	howpublished = "Digital"
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TY  - CPAPER
TI  - Happy Schools: Dados preliminares de um estudo de caso
T2  - XIII Congresso Português de Sociologia - Democracias à prova: Riscos e Incertezas
AU  - Gramaxo, P.
AU  - Gomes, S.
AU  - Medeiros, A.
PY  - 2025
CY  - Ponta Delgada
AB  - No relatório da UNESCO sobre as escolas felizes, intitulado “Why the World Needs Happy Schools: Global Report on Happiness in and for Learning”, existe um enfoque na importância de posicionar a felicidade dos alunos e professores como meio para melhorar as experiências e resultados de aprendizagem (UNESCO, 2024). Assim, a felicidade deve ser tida como um objetivo primordial no sistema educativo de modo a criar um ambiente escolar inclusivo, equitativo e equilibrado (UNESCO, 2024). Segundo a UNESCO (2016), existem três pilares fundamentais para a criação de ambientes escolares promotores de felicidade e bem-estar dos alunos: “Pessoas”, “Processos” e “Espaços”. A estes, acresce um quarto pilar, transversal aos anteriores, denominado “Princípios” (UNESCO, 2024).
À luz dos princípios elencados, realizou-se um estudo de caso aplicando um inquérito por questionário a pais e alunos de 12 escolas públicas de 2 Agrupamentos de Escolas da Região Centro, desde o 1º ciclo ao Secundário, sendo a amostra composta por 515 pais e encarregados de educação e 407 alunos.
O inquérito visou identificar os níveis de felicidade dos alunos em relação à escola, quantificar a perceção dos pais sobre a felicidade dos seus educandos relativamente à escola frequentada e identificar os aspetos que mais contribuíam para uma escola feliz, tanto na ótica dos alunos como dos pais. A análise procurou compreender a existência de diferenças significativas nas avaliações entre os dois grupos inquiridos, assim como possíveis padrões de respostas dentro de cada grupo.
Com recurso à análise de componentes principais foi possível identificar as principais dimensões que caracterizam uma escola feliz para estes dois grupos inquiridos. Os dados destes pais apontam para uma escola feliz caracterizada por três dimensões: as relações e o ambiente escolar, as práticas pedagógicas e as condições físicas e recursos da escola. Por seu turno, os dados destes alunos indicam quatro dimensões: o perfil dos professores e a valorização das aprendizagens, as experiências educativas, o ambiente escolar e os espaços e atividades fora das aulas. 
Adicionalmente, com a realização de análise de clusters, observaram-se padrões nas respostas. Percebeu-se que estes alunos avaliam mais favoravelmente os espaços da escola e as atividades que se desenvolvem fora da sala de aula e menos favoravelmente o ambiente escolar e as experiências educativas, sendo que este posicionamento é mais notório no 3º ciclo. 
No que respeita a estes pais, os resultados apontam para uma melhor avaliação da escola em fases iniciais de ensino e uma pior avaliação em fases mais avançadas, nomeadamente quanto às condições físicas das escolas e às práticas pedagógicas. São os pais, cujos filhos frequentam o 3º ciclo, que avaliam menos positivamente as escolas, enquanto os pais cujos educandos frequentam o 1º ciclo, avaliam mais positivamente as escolas em todas as dimensões estudadas.
ER  -