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Madeira, M. (2022). Parque Escolar: Mudança de paradigma ou renovação superficial?.
M. C. Madeira, "Parque Escolar: Mudança de paradigma ou renovação superficial?",, 2022
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TY - GEN TI - Parque Escolar: Mudança de paradigma ou renovação superficial? AU - Madeira, M. PY - 2022 UR - https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/27069 AB - O Programa de Modernização do Parque Escolar Destinado ao Ensino Secundário, vulgo Parque Escolar, é uma política pública que teve como objetivo principal a requalificação dos espaços e equipamentos escolares de acordo com os novos padrões de construção de edifícios, pretendendo-se a passagem de um modelo de ensino centrado nos professores para um baseado em práticas pedagógicas de natureza coletiva e exploratória com recurso às novas tecnologias. Neste sentido, a presente Dissertação pretendeu analisar se, doze anos após a conclusão das obras nas primeiras escolas abrangidas pelo programa, se verifica o cumprimento dos pressupostos da política relacionados com as alterações ao nível de práticas pedagógicas nos contextos da sua implementação. Para atingir este objetivo, foram conduzidas entrevistas semi-diretivas com antigos responsáveis políticos, dirigentes da Parque Escolar, E. P. E. e diretores escolares, bem como grupos focais com professores. A partir do estudo realizado, concluiu-se que não é possível verificar o cumprimento dos pressupostos pedagógicos ao nível da sua implementação devido a fatores como a manutenção eficaz dos equipamentos, a predisposição dos professores para o uso de novas metodologias e, em alguns casos, a rigidez arquitetónica do edifício original. ER -
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