Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Silva, K., Frickmann, F., Pádua Gilaberte, Pereira, E. R., Sperling Mendes, A. P., Oliveira, A....Malvar Hermida, R. (2025). Transformação Sustentável: O papel da INYAGA/UFRJ na conexão Brasil-União Europeia. In Diego Magalhães, Laís Thomaz & Marcelo Fernandes (Ed.), União Europeia e Brasil: Estratégias Inovadoras e Sustentáveis para Cooperação. (pp. 69-83). São Paulo: Cultura Académica editora.
Export Reference (IEEE)
K. Silva et al.,  "Transformação Sustentável: O papel da INYAGA/UFRJ na conexão Brasil-União Europeia", in União Europeia e Brasil: Estratégias Inovadoras e Sustentáveis para Cooperação, Diego Magalhães, Laís Thomaz & Marcelo Fernandes, Ed., São Paulo, Cultura Académica editora, 2025, vol. 1, pp. 69-83
Export BibTeX
@incollection{silva2025_1766455476926,
	author = "Silva, K. and Frickmann, F. and Pádua Gilaberte and Pereira, E. R. and Sperling Mendes, A. P. and Oliveira, A. and Mauritti, R and De Castro Ferreira, V. A. and Malvar Hermida, R.",
	title = "Transformação Sustentável: O papel da INYAGA/UFRJ na conexão Brasil-União Europeia",
	chapter = "",
	booktitle = "União Europeia e Brasil: Estratégias Inovadoras e Sustentáveis para Cooperação",
	year = "2025",
	volume = "1",
	series = "",
	edition = "1",
	pages = "69-69",
	publisher = "Cultura Académica editora",
	address = "São Paulo",
	url = "https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/551"
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - Transformação Sustentável: O papel da INYAGA/UFRJ na conexão Brasil-União Europeia
T2  - União Europeia e Brasil: Estratégias Inovadoras e Sustentáveis para Cooperação
VL  - 1
AU  - Silva, K.
AU  - Frickmann, F.
AU  - Pádua Gilaberte
AU  - Pereira, E. R.
AU  - Sperling Mendes, A. P.
AU  - Oliveira, A.
AU  - Mauritti, R
AU  - De Castro Ferreira, V. A.
AU  - Malvar Hermida, R.
PY  - 2025
SP  - 69-83
DO  - 10.36311/2025.978-65-5954-583-4
CY  - São Paulo
UR  - https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/551
AB  - Em 2025 o Brasil sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). A transição para modelos econômicos mais eficientes, que contemplem a saúde, a justiça social e a responsabilidade ambiental, tornou-se uma prioridade global, tanto no Brasil, quanto no Mercosul e na União Europeia. Iniciativas empreendedoras estão sendo articuladas para a promoção de novas tecnologias e soluções sustentáveis de impacto social. Nesse panorama, a Incubadora de Negócios de Impacto Social e Ambiental (Inyaga) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emerge como uma capacidade integradora de inovação tecnológica e sustentável ao apoio a startups e empreendedores, promovendo negócios de impacto social e ambiental, para resolução de problemas complexos locais, como desigualdade no acesso a recursos, mudanças climáticas, poluição, melhoramento de solos, monitoramento ambiental e inclusão social. Com uma abordagem multidisciplinar e colaborativa, conecta acadêmicos, gestores, pesquisadores, estudantes e empreendedores a oportunidades que promovem a inovação. Conecta parceiros internacionais, como o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) para colaboração científica e tecnológica entre a UFRJ e o ISCTE e reflete a disposição em construir laços que fortaleçam a inovação, a sustentabilidade e a troca de experiências e as boas práticas entre o Brasil e Portugal, representando uma ponte para o intercâmbio acadêmico e científico internacional, fomenta a criação de soluções inovadoras replicáveis em diferentes contextos, integrando os saberes locais brasileiros com os avanços tecnológicos e metodológicos internacionais, para a valorização da diversidade de forma inclusiva e holística para enfrentar os desafios globais. Este é um exemplo de parceria que fortalece as políticas públicas e cria soluções sustentáveis para os desafios globais do século XXI, por meio da cooperação internacional.
ER  -