Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Simaens, A. (2025). (Re)imaginar a educação através do Projeto Impactful five (i5). In Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte. Lisboa
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Simaens,  "(Re)imaginar a educação através do Projeto Impactful five (i5)", in Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte, Lisboa, 2025
Exportar BibTeX
@incollection{simaens2025_1765125607811,
	author = "Simaens, A.",
	title = "(Re)imaginar a educação através do Projeto Impactful five (i5)",
	chapter = "",
	booktitle = "Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte",
	year = "2025",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "Iscte – Instituto Universitário de Lisboa",
	publisher = "",
	address = "Lisboa"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - (Re)imaginar a educação através do Projeto Impactful five (i5)
T2  - Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte
AU  - Simaens, A.
PY  - 2025
CY  - Lisboa
AB  - Este capítulo apresenta o projeto Impactful Five (i5) e o seu framework pedagógico,
desenvolvido pelo Principles for Responsible Management Education
(PRME) com apoio da Fundação LEGO®, para transformar a educação em
gestão nas Instituições de Ensino Superior. O objetivo é formar líderes responsáveis
e sustentáveis, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável, através de uma abordagem lúdica e holística. O conceito de
playfulness é central no projeto, sendo definido como uma atitude que incorpora
diversão, criatividade e experimentação, sem comprometer os objetivos
educacionais. O framework i5 adapta cinco características da aprendizagem
lúdica ao ensino superior: alegria e bem‑estar,
aprendizagem com significado,
envolvimento ativo, interação social de apoio e design para a iteração.
O i5 Playbook, desenvolvido em colaboração com o Project Zero da Harvard
Graduate School of Education, oferece estratégias práticas para educadores
criarem ambientes de aprendizagem dinâmicos e centrados nos alunos. Cada
método inclui, assim, signature moves que orientam práticas pedagógicas
específicas, como por exemplo, reflexões críticas, uso de tecnologia, debates
e prototipagem. Reconhecendo o alinhamento com o Modelo Pedagógico do
Iscte, o capítulo apresenta alguns exemplos de aplicação destacando a importância
de mudanças graduais e colaborativas na educação em gestão, incentivando
os educadores a experimentar e refletir sobre as suas práticas. A adoção
do framework i5 visa preparar os alunos para liderar de forma responsável,
moldando um futuro sustentável para as organizações e a sociedade.
ER  -