Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Simaens, A. (2025). (Re)imaginar a educação através do Projeto Impactful five (i5). In Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte. Lisboa
A. M. Simaens, "(Re)imaginar a educação através do Projeto Impactful five (i5)", in Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte, Lisboa, 2025
@incollection{simaens2025_1765125607811,
author = "Simaens, A.",
title = "(Re)imaginar a educação através do Projeto Impactful five (i5)",
chapter = "",
booktitle = "Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte",
year = "2025",
volume = "",
series = "",
edition = "Iscte – Instituto Universitário de Lisboa",
publisher = "",
address = "Lisboa"
}
TY - CHAP TI - (Re)imaginar a educação através do Projeto Impactful five (i5) T2 - Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte AU - Simaens, A. PY - 2025 CY - Lisboa AB - Este capítulo apresenta o projeto Impactful Five (i5) e o seu framework pedagógico, desenvolvido pelo Principles for Responsible Management Education (PRME) com apoio da Fundação LEGO®, para transformar a educação em gestão nas Instituições de Ensino Superior. O objetivo é formar líderes responsáveis e sustentáveis, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através de uma abordagem lúdica e holística. O conceito de playfulness é central no projeto, sendo definido como uma atitude que incorpora diversão, criatividade e experimentação, sem comprometer os objetivos educacionais. O framework i5 adapta cinco características da aprendizagem lúdica ao ensino superior: alegria e bem‑estar, aprendizagem com significado, envolvimento ativo, interação social de apoio e design para a iteração. O i5 Playbook, desenvolvido em colaboração com o Project Zero da Harvard Graduate School of Education, oferece estratégias práticas para educadores criarem ambientes de aprendizagem dinâmicos e centrados nos alunos. Cada método inclui, assim, signature moves que orientam práticas pedagógicas específicas, como por exemplo, reflexões críticas, uso de tecnologia, debates e prototipagem. Reconhecendo o alinhamento com o Modelo Pedagógico do Iscte, o capítulo apresenta alguns exemplos de aplicação destacando a importância de mudanças graduais e colaborativas na educação em gestão, incentivando os educadores a experimentar e refletir sobre as suas práticas. A adoção do framework i5 visa preparar os alunos para liderar de forma responsável, moldando um futuro sustentável para as organizações e a sociedade. ER -
English