Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carreiras, H. (2025). O lugar da defesa face aos desafios contemporâneos à democracia. Revista Brasileira de Estudos de Defesa. 12 (1)
Exportar Referência (IEEE)
M. H. Carreiras,  "O lugar da defesa face aos desafios contemporâneos à democracia", in Revista Brasileira de Estudos de Defesa, vol. 12, no. 1, 2025
Exportar BibTeX
@article{carreiras2025_1765015716204,
	author = "Carreiras, H.",
	title = "O lugar da defesa face aos desafios contemporâneos à democracia",
	journal = "Revista Brasileira de Estudos de Defesa",
	year = "2025",
	volume = "12",
	number = "1",
	doi = "10.26792/rbed.v12i1.75461",
	url = "https://rbed.abedef.org/rbed/about"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - O lugar da defesa face aos desafios contemporâneos à democracia
T2  - Revista Brasileira de Estudos de Defesa
VL  - 12
IS  - 1
AU  - Carreiras, H.
PY  - 2025
DO  - 10.26792/rbed.v12i1.75461
UR  - https://rbed.abedef.org/rbed/about
AB  - O texto começa por identificar desafios contemporâneos à Democracia e desafios contemporâneos à Defesa, analisando a forma como se cruzam. Entre os desafios e ameaças à Democracia salienta-se o surgimento de movimentos populistas e o avanço de regimes autoritários, bem como as modernas formas de desinformação e propaganda. Entre os desafios à Defesa, assinalam-se as novas formas de guerra, designadamente a guerra híbrida e cibernética, as alterações climáticas e o ressurgimento da guerra na Europa, com impactos globais. De seguida, com base em exemplos centrados no caso português, são propostos alguns caminhos para superar aqueles desafios.  Destaca-se, em concreto, a necessidade de reforçar o papel das instituições e uma perspetiva integrada de ação; a cooperação interagências e internacional no domínio da Defesa e o aprofundamento de uma cultura de Defesa no âmbito do relacionamento entre Forças Armadas e Sociedade. Conclui-se ressaltando a importância destes processos na construção de confiança e na promoção de relações civis-militares saudáveis.
ER  -