Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Lopes, A. L. & ChatGPT (2025). Oportunidades e Desafios da Utilização da Inteligência Artificial Generativa no Ensino Universitário. In Sónia Pintassilgo, Alexandre Almeida, Ana Catarina Nunes, Helena Soares, Isabel Correia, Patrícia Dinis Costa, Vania Baldi, David Isaac, Henrique Lage, Beatriz Saavedra, Gonçalo Tomé Ribeiro, Helena Alvito (Ed.), Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte. (pp. 9-22). Lisboa: Iscte.
A. L. Lopes and ChatGPT, "Oportunidades e Desafios da Utilização da Inteligência Artificial Generativa no Ensino Universitário", in Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte, Sónia Pintassilgo, Alexandre Almeida, Ana Catarina Nunes, Helena Soares, Isabel Correia, Patrícia Dinis Costa, Vania Baldi, David Isaac, Henrique Lage, Beatriz Saavedra, Gonçalo Tomé Ribeiro, Helena Alvito, Ed., Lisboa, Iscte, 2025, pp. 9-22
@incollection{lopes2025_1765119394764,
author = "Lopes, A. L. and ChatGPT",
title = "Oportunidades e Desafios da Utilização da Inteligência Artificial Generativa no Ensino Universitário",
chapter = "",
booktitle = "Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte",
year = "2025",
volume = "",
series = "",
edition = "",
pages = "9-9",
publisher = "Iscte",
address = "Lisboa",
url = "https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/2682/ebook-novos-exemplos-de-praticas-pedagogicas-estrategias-de-inovacao-pedagogica-no-iscte"
}
TY - CHAP TI - Oportunidades e Desafios da Utilização da Inteligência Artificial Generativa no Ensino Universitário T2 - Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte AU - Lopes, A. L. AU - ChatGPT PY - 2025 SP - 9-22 CY - Lisboa UR - https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/2682/ebook-novos-exemplos-de-praticas-pedagogicas-estrategias-de-inovacao-pedagogica-no-iscte AB - A rápida adoção de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa – exemplificada pelo ChatGPT, que alcançou 100 milhões de utilizadores em apenas dois meses após o lançamento, está a transformar o ensino. Através de uma reflexão conjunta entre o autor e o ChatGPT, este capítulo explora o potencial pedagógico de ferramentas de IA generativa, bem como os desafios e limitações associados ao seu uso. O capítulo inicia com uma discussão sobre como a IA generativa pode apoiar docentes na conceção e preparação de unidades curriculares, elaboração de materiais didáticos, avaliação formativa e monitorização pedagógica, assim como proporcionar apoio personalizado a estudantes através de tutores virtuais e feedback imediato. Em seguida, analisam ‑se os riscos das “alucinações” e imprecisões factuais produzidas por modelos generativos, a possibilidade de dependência excessiva reduzindo o pensamento crítico dos/as estudantes, e questões éticas emergentes – desde a integridade académica e prevenção do plágio até à privacidade dos dados e equidade de acesso. Posteriormente, reflete ‑se sobre o alinhamento do uso responsável da IA generativa com o modelo pedagógico do Iscte, que privilegia uma aprendizagem ativa, colaborativa e reflexiva, com feedback contínuo e foco no/a estudante e no desenvolvimento de competências transversais. Por fim, apresentam ‑se estratégias institucionais para integrar criticamente estas tecnologias: formação de docentes e discentes em literacia de IA generativa, incorporação ética nos planos de ensino e adaptação das práticas de avaliação. Conclui ‑se que a IA generativa, quando utilizada de forma informada e orientada, pode constituir uma ferramenta pedagógica inovadora, potenciando a aprendizagem no ensino superior ao mesmo tempo que exige novas abordagens pedagógicas e institucionais. ER -
Português