Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
rosa(mraaa5), M. & Mouro, C. (2024). Paraíso ou Perigo? Ligação ao lugar, risco e proteção face à erosão costeira na Costa da Caparica.
Exportar Referência (IEEE)
M. S. Rosa and C. S. Mouro,  "Paraíso ou Perigo? Ligação ao lugar, risco e proteção face à erosão costeira na Costa da Caparica",, 2024
Exportar BibTeX
@null{rosa2024_1782904514263,
	year = "2024",
	url = "https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/33739 "
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Paraíso ou Perigo? Ligação ao lugar, risco e proteção face à erosão costeira na Costa da Caparica
AU  - rosa(mraaa5), M.
AU  - Mouro, C.
PY  - 2024
UR  - https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/33739 
AB  - O litoral português está sujeito à ocorrência de eventos naturais extremos, que põem em causa a segurança das populações costeiras. A Costa da Caparica é uma cidade com uma longa história de intervenções costeiras de forma a colmatar os efeitos cumulativos da erosão costeira na região. Ao estarem expostos a tal ameaça e às intervenções efetuadas para a sua mitigação, residentes e visitantes irão adotar diferentes formas de percepcionar e atuar sobre o risco. Este estudo procurou avaliar se diferentes tipos de ligação ao lugar dos residentes do concelho de Almada estão associados a diferentes níveis de adoção de comportamentos de proteção e se esta relação é mediada pela percepção de risco. Também foi examinado se o estatuto do participante, entre residente ou visitante da Costa da Caparica, e a confiança nas autoridades apresentam um efeito moderador na relação entre as variáveis. O estudo contou com 197 residentes do concelho
de Almada a quem foi solicitado o preenchimento de um questionário online. Os dados demonstram que uma ligação ativa ao lugar está associada a maior adoção de comportamentos de proteção, não se verificando um efeito significativo da ligação ao lugar tradicional nem o efeito de mediação esperado. Verificou-se um efeito moderador do estatuto do participante, sugerindo que nos visitantes a percepção de risco está mais dependente do vínculo ativo ao lugar.
Discute-se a importância de considerar diferentes aspetos psicossociais no modo como as pessoas lidam com as ameaças à sua volta para melhor envolver os cidadãos na proteção costeira.
ER  -