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Costa, J. M. (2025). Avaliação Autêntica: Colmatando o Hiato entre Formação Académica e Prática Profissional. In Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte. (pp. 25-41).
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J. M. Pardal,  "Avaliação Autêntica: Colmatando o Hiato entre Formação Académica e Prática Profissional", in Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte, 2025, pp. 25-41
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TY  - CHAP
TI  - Avaliação Autêntica: Colmatando o Hiato entre Formação Académica e Prática Profissional
T2  - Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte
AU  - Costa, J. M.
PY  - 2025
SP  - 25-41
UR  - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2025/09/15/1757948114115_Manual_boas_praticas_CP.pdf
AB  - Num cenário de rápida transformação social, tecnológica e económica, o ensino superior enfrenta o desafio de preparar diplomados capazes de responder com eficácia à complexidade, ambiguidade e instabilidade crescentes do mundo profissional. As abordagens tradicionais de avaliação, centradas na memorização e na reprodução de conhecimentos teóricos através de exames padronizados, revelam­ ‑se cada vez mais limitadas perante as exigências contemporâneas.
Este capítulo explora a avaliação autêntica como uma abordagem alternativa que procura colmatar o desfasamento entre as práticas avaliativas convencionais e as competências efetivamente valorizadas no mercado de trabalho. Após uma análise crítica das limitações do modelo avaliativo tradicional, são explorados os fundamentos teóricos da avaliação autêntica, os seus princípios estruturantes e os benefícios que oferecem para a aprendizagem no ensino
superior. Destaca­ ‑se, em particular, o seu potencial para promover o envolvimento ativo dos estudantes, através da realização de tarefas com relevância profissional clara e sentido prático, e a mobilização integrada de saberes em contextos complexos que espelham as exigências do mundo real.
São igualmente discutidos os principais desafios da sua implementação no ensino superior, como a gestão de recursos, a escalabilidade e a adaptação dos estudantes, bem como estratégias práticas para a sua adoção progressiva em diferentes áreas do conhecimento. Conclui­ ‑se que a avaliação autêntica, apesar das exigências que impõe, representa uma via promissora para tornar as práticas pedagógicas mais relevantes, eficazes e alinhadas com as realidades profissionais que os estudantes irão enfrentar no futuro.
ER  -