Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carolino, Luís Miguel (2025). J. C. Gall e o ensino de astronomia no Colégio de Santo Antão: as Assertiones astronomicae de sphaera mundi (1621). In João Caramalho Domingues, Fernando B. Figueiredo & Luis Saraiva (Ed.), Actas/Anais do 9.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. (pp. 537-560).: Sociedade Portuguesa de Matemática.
Exportar Referência (IEEE)
L. M. Carolino,  "J. C. Gall e o ensino de astronomia no Colégio de Santo Antão: as Assertiones astronomicae de sphaera mundi (1621)", in Actas/Anais do 9.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, João Caramalho Domingues, Fernando B. Figueiredo & Luis Saraiva, Ed., Sociedade Portuguesa de Matemática, 2025, pp. 537-560
Exportar BibTeX
@inproceedings{carolino2025_1765710047579,
	author = "Carolino, Luís Miguel",
	title = "J. C. Gall e o ensino de astronomia no Colégio de Santo Antão: as Assertiones astronomicae de sphaera mundi (1621)",
	booktitle = "Actas/Anais do 9.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática",
	year = "2025",
	editor = "João Caramalho Domingues, Fernando B. Figueiredo & Luis Saraiva",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "537-560",
	publisher = "Sociedade Portuguesa de Matemática",
	address = "",
	organization = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - J. C. Gall e o ensino de astronomia no Colégio de Santo Antão: as Assertiones astronomicae de sphaera mundi (1621)
T2  - Actas/Anais do 9.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática
AU  - Carolino, Luís Miguel
PY  - 2025
SP  - 537-560
AB  - Este estudo tem como objeto de análise as Assertiones astronomicae de sphaera mundi, um documento inédito sobre a Esfera que o jesuíta Johann Chrysostomus Gall fez imprimir no final do seu primeiro ano enquanto professor da Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão, em Lisboa, e cuja discussão pública decorreu em julho de 1621. Nele analisam-se as seguintes dimensões: (1) a importância das Assertiones astronomicae no contexto das teses académicas do século XVII, (2) o testemunho que este documento fornece sobre a prática letiva e as ideias cosmológicas de Gall e, por último, (3) a forma como nestas teses se reflete a adesão dos jesuítas ao modelo planetário de Tycho Brahe e todos constrangimentos a ela associados. Dada a originalidade e raridade deste documento, inclui-se, em anexo, a reprodução integral das Assertiones astronomicae de sphaera mundi de Gall.
ER  -