Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lima, Antónia & Piscitelli, driana (2025). Painel 23 - Antropologia e Feminismos.  IX Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Lima and A. Piscitelli,  "Painel 23 - Antropologia e Feminismos", in  IX Congr.o da Associação Portuguesa de Antropologia, Viana do castelo, 2025
Exportar BibTeX
@misc{lima2025_1768444916751,
	author = "Lima, Antónia and Piscitelli, driana",
	title = "Painel 23 - Antropologia e Feminismos",
	year = "2025",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "https://apa2025.eventqualia.net/pt/inicio/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Painel 23 - Antropologia e Feminismos
T2  -  IX Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
AU  - Lima, Antónia
AU  - Piscitelli, driana
PY  - 2025
CY  - Viana do castelo
UR  - https://apa2025.eventqualia.net/pt/inicio/
AB  - "O feminismo, como movimento cívico, teórico e político, desafiou os paradigmas clássicos da Antropologia ao propor novas formas de pensar as relações sociais e a construção de identidades. Neste painel pretendemos debater as formas como os feminismos influenciaram a reflexão antropológica e a constituição contemporânea da disciplina, ao integrar as teorias feministas como uma perspectiva central para a compreensão das desigualdades e das dinâmicas de poder. Pretendemos discutir como as lentes feministas têm influenciado o campo da Antropologia e os seus entrelaçamentos teóricos. 
Neste painel queremos analisar como os feminismos, em suas múltiplas vertentes, têm contribuído no desenvolvimento dos estudos antropológicos contemporâneos, examinando os desafios e inovações teóricas e metodológicas decorrentes desse encontro. Interessa-nos particularmente explorar como os feminismos negros, decoloniais e as epistemologias indígenas desafiam os paradigmas eurocêntricos da Antropologia. Propomos considerar os efeitos do diálogo entre feminismos e antropologia a partir de reflexões teórico/metodológicas ancoradas em estudos de diversos campos empíricos. Sugerimos apenas alguns, como mobilidades/migrações, fronteiras, parentesco, relações amorosas, parentalidades, ativismos, precariedades, violências."
ER  -