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Sebastião, João, Campos, J. & Merlini, S. (2012). As duas margens do rio: contrastes urbanos e regulação da violência na escola. Interseções. Revista de Estudos Interdisciplinares. 14 (1), 127-164
J. M. Sebastião et al., "As duas margens do rio: contrastes urbanos e regulação da violência na escola", in Interseções. Revista de Estudos Interdisciplinares, vol. 14, no. 1, pp. 127-164, 2012
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TY - JOUR TI - As duas margens do rio: contrastes urbanos e regulação da violência na escola T2 - Interseções. Revista de Estudos Interdisciplinares VL - 14 IS - 1 AU - Sebastião, João AU - Campos, J. AU - Merlini, S. PY - 2012 SP - 127-164 SN - 2317-1456 UR - http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/5772 AB - O objeto deste artigo é analisar as respostas da escola ao fenômeno da violência em meio escolar e qual a influência das características dos contextos urbanos nesse processo. A identificação de escolas situadas em contextos urbanos fortemente degradados e com elevada conflitualidade e desigualdade social, mas que apresentavam níveis reduzidos de violência no seu interior e, inversamente, escolas com uma frequência elevada de ocorrências que se situavam em contextos urbanos mais estruturados e maioritariamente de classe média, levou-nos a questionar as concepções largamente aceitas e difundidas sobre o aparente contágio de conflitualidade em escolas situadas em meios sociais desfavorecidos. As evidências encontradas na análise dessa relação entre as escolas e o contexto social local permitiram-nos refutar o determinismo das características do meio social sobre as escolas, bem como a consequente incapacidade dessas na regulação e prevenção da violência. O centramento da pesquisa na dimensão organizacional, em concreto nas estratégias definidas e desenvolvidas pelas escolas no combate ao problema da violência, permitiu-nos compreender e demonstrar que as orientações, as práticas e os processos organizacionais têm um papel decisivo na pacificação dos quotidianos escolares. ER -