Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Costa, H. A. & Rego, R. (2025). Populismo de extrema direita e representação sindical em Portugal. Sociologia On Line. 39
Exportar Referência (IEEE)
H. A. Costa and R. T. Rego,  "Populismo de extrema direita e representação sindical em Portugal", in Sociologia On Line, no. 39, 2025
Exportar BibTeX
@article{costa2025_1771223044509,
	author = "Costa, H. A. and Rego, R.",
	title = "Populismo de extrema direita e representação sindical em Portugal",
	journal = "Sociologia On Line",
	year = "2025",
	volume = "",
	number = "39",
	doi = "10.30553/sociologiaonline.2025.39.2",
	url = "https://revista.aps.pt/pt/inicio/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Populismo de extrema direita e representação sindical em Portugal
T2  - Sociologia On Line
IS  - 39
AU  - Costa, H. A.
AU  - Rego, R.
PY  - 2025
SN  - 1647-3337
DO  - 10.30553/sociologiaonline.2025.39.2
UR  - https://revista.aps.pt/pt/inicio/
AB  - Tomando como ponto de partida pesquisas anteriores, ao abrigo dos projetos “Representativeness of Social Partners and the Impact of Economic Governance” e “Trade unions and right-wing populism in Europe”, neste texto pretendemos fornecer contributos adicionais para a compreensão dos fatores que concorrem para um crescimento de processos de polarização social — expressos sob a forma de populismo — no campo laboral/sindical. Em concreto, detemo-nos numa análise da perniciosa relação entre sindicalismo e populismo de extrema direita em Portugal. Argumentamos que a génese do sindicalismo e os valores democráticos em que historicamente se apoia (emancipação, solidariedade, igualdade, representação coletiva democrática) estão nos antípodas do populismo. A recomposição sociopolítica do Parlamento português desde 2019 ajuda a explicar as investidas populistas exercidas sobre o campo laboral em Portugal. Com efeito, os contornos de uma “agenda populista” — que está a ser imposta de fora para dentro, a partir das estratégias partidárias de extrema-direita e tendo como alvo o movimento sindical organizado — assume propósitos intencionais que, em nosso entender, se afiguram como enigmáticos e perigosos.
ER  -