Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Anjos, N. B. dos. & Amaro, M. I. (2023). A relevância do paradigma transformativo na contemporaneidade em estudos que envolvem temas sociais. Revista Macambira. 7 (1)
Exportar Referência (IEEE)
N. B. Anjos and M. I. Amaro,  "A relevância do paradigma transformativo na contemporaneidade em estudos que envolvem temas sociais", in Revista Macambira, vol. 7, no. 1, 2023
Exportar BibTeX
@article{anjos2023_1771258383709,
	author = "Anjos, N. B. dos. and Amaro, M. I.",
	title = "A relevância do paradigma transformativo na contemporaneidade em estudos que envolvem temas sociais",
	journal = "Revista Macambira",
	year = "2023",
	volume = "7",
	number = "1",
	doi = "10.35642/rm.v7i1.847",
	url = "https://revista.lapprudes.net/RM/about"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - A relevância do paradigma transformativo na contemporaneidade em estudos que envolvem temas sociais
T2  - Revista Macambira
VL  - 7
IS  - 1
AU  - Anjos, N. B. dos.
AU  - Amaro, M. I.
PY  - 2023
DO  - 10.35642/rm.v7i1.847
UR  - https://revista.lapprudes.net/RM/about
AB  - Este artigo procura dissertar a respeito da relevância do paradigma transformativo na contemporaneidade em estudos que englobam temas sociais. O seu objetivo geral é clarificar a relevância do paradigma transformativo nos estudos que envolvem temas sociais, principalmente nos que se referem às relações de poder e justiça social. Os objetivos específicos consistem em: 1. Apresentar a concepção teórica do paradigma transformativo por meio dos estudos de Donna Mertens; 2. Verificar a relação do paradigma transformativo com o pensamento de Paulo Freire no que se refere ao livro Pedagogia do Oprimido. A concepção  metodológica abraçada ampara-se em revisão teórica de literatura. O desenho teórico respalda-se na ideia de que em estudos voltados ao social o paradigma transformativo é o mais apropriado na atualidade porque ele se refere às relações de justiça e poder. Nas conclusões  será apresentada como proposta que este paradigma seja mais utilizado em pesquisas no Brasil e em Portugal. Entende-se que este artigo é  cientificamente importante, pois pretenderá esclarecer que este paradigma na contemporaneidade poderá ser uma ferramenta que contribuirá para o  enrobustecimento das pesquisas que envolvem temas sociais até porque esse paradigma defende que a pesquisa deve estar relacionada à política, confrontando a opressão social e sugerindo um plano de mudança.
ER  -