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Cordeiro, Graça Índias, Ferro, L. & Sieber, T. (2012). Art builds the city: Boston community murals and local identity. Ponto Urbe. 10, 1-10
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M. D. Cordeiro et al.,  "Art builds the city: Boston community murals and local identity", in Ponto Urbe, vol. 10, pp. 1-10, 2012
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TY  - JOUR
TI  - Art builds the city: Boston community murals and local identity
T2  - Ponto Urbe
VL  - 10
AU  - Cordeiro, Graça Índias
AU  - Ferro, L.
AU  - Sieber, T.
PY  - 2012
SP  - 1-10
SN  - 1981-3341
DO  - 10.4000/pontourbe.1264
UR  - http://pontourbe.revues.org/1264
AB  - Três antropólogos empreenderam uma reflexão conjunta em torno de alguns murais comunitários (community murals) que visitaram nas ruas de Roxbury e Dorchester, conhecidos bairros de Boston habitados por uma população maioritariamente latina, afro-americana e cabo-verdiana. A ideia deste encontro em torno das pinturas de rua surgiu de prévias experiências etnográficas pessoais que tinham em comum uma atenção particular aos processos de construção de identidade urbana local, fosse nas festividades e representações de bairro em Lisboa, estudadas por Graça Cordeiro, nos graffiti e desportos de rua em Lisboa, Barcelona, New York e Rio de Janeiro, por Lígia Ferro ou na arquitectura, na musica e no planeamento urbanístico em Lisboa e Boston, por Tim Sieber. O resultado desta “excursão etnográfica” partilhada foi a escrita de um ‘relato em curso’ (work in progress) sobre uma forma particular de cultura visual urbana – os murais comunitários – que documentam, transmitem e representam formas de identidade através das suas histórias e narrativas locais. Tais formas de arte publica exprimem dinâmicas de organização colectiva, de segregação residencial, económica e étnica, de relações inter-étnicas e inter-geracionais, falando do papel central que a juventude assume nos processos de continuidade e mudança cultural citadina. A análise substantiva e cultural dos murais que aqui é feita, decorre, pois, de formas de colaboração de campo, em que as sinergias e o acaso ajudaram a estabelecer a ponte necessária entre um passado de experiências etnográficas concretas e a focalização num novo objecto de análise partilhado.
ER  -