Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Seabra, T. (2012). Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 185-210
Exportar Referência (IEEE)
T. D. Almeida,  "Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa", in Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp. 185-210, 2012
Exportar BibTeX
@article{almeida2012_1732210094936,
	author = "Seabra, T.",
	title = "Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa",
	journal = "Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto",
	year = "2012",
	volume = "",
	number = "",
	pages = "185-210",
	url = "http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10014.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa
T2  - Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
AU  - Seabra, T.
PY  - 2012
SP  - 185-210
SN  - 0872-3419
UR  - http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10014.pdf
AB  - O artigo explora a relação entre resultados escolares dos
 alunos descendentes de imigrantes e um conjunto diversificado de
 variáveis de caracterização dos alunos e das famílias em que se inserem
 (sexo, origem nacional, escolaridade e classe social dos progenitores),
 considerando cada uma per si ou diversas em simultâneo. O referencial
 empírico que se convoca para a análise reporta-se a resultados obtidos
 em duas investigações realizadas na Área Metropolitana de Lisboa: a
 trajectória escolar de 837 alunos do 5º e 6º anos e os resultados obtidos
 por 45093 alunos nas provas de aferição do 4º e 6º anos em 2009. Dos
 resultados salienta-se a persistência de desigualdades escolares que
 remetem para a etnicidade, apesar de estas se atenuarem quando todos
 os alunos partilham de semelhantes condições sociais, em especial se
 estas são desfavorecidas.
ER  -