Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Seabra, T. (2012). Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 185-210
T. D. Almeida, "Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa", in Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp. 185-210, 2012
@article{almeida2012_1732210094936, author = "Seabra, T.", title = "Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa", journal = "Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto", year = "2012", volume = "", number = "", pages = "185-210", url = "http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10014.pdf" }
TY - JOUR TI - Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa T2 - Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto AU - Seabra, T. PY - 2012 SP - 185-210 SN - 0872-3419 UR - http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10014.pdf AB - O artigo explora a relação entre resultados escolares dos alunos descendentes de imigrantes e um conjunto diversificado de variáveis de caracterização dos alunos e das famílias em que se inserem (sexo, origem nacional, escolaridade e classe social dos progenitores), considerando cada uma per si ou diversas em simultâneo. O referencial empírico que se convoca para a análise reporta-se a resultados obtidos em duas investigações realizadas na Área Metropolitana de Lisboa: a trajectória escolar de 837 alunos do 5º e 6º anos e os resultados obtidos por 45093 alunos nas provas de aferição do 4º e 6º anos em 2009. Dos resultados salienta-se a persistência de desigualdades escolares que remetem para a etnicidade, apesar de estas se atenuarem quando todos os alunos partilham de semelhantes condições sociais, em especial se estas são desfavorecidas. ER -