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Seabra, T. (2012). Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 185-210
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T. D. Almeida,  "Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa", in Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp. 185-210, 2012
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TY  - JOUR
TI  - Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa
T2  - Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
AU  - Seabra, T.
PY  - 2012
SP  - 185-210
SN  - 0872-3419
UR  - http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10014.pdf
AB  - O artigo explora a relação entre resultados escolares dos
 alunos descendentes de imigrantes e um conjunto diversificado de
 variáveis de caracterização dos alunos e das famílias em que se inserem
 (sexo, origem nacional, escolaridade e classe social dos progenitores),
 considerando cada uma per si ou diversas em simultâneo. O referencial
 empírico que se convoca para a análise reporta-se a resultados obtidos
 em duas investigações realizadas na Área Metropolitana de Lisboa: a
 trajectória escolar de 837 alunos do 5º e 6º anos e os resultados obtidos
 por 45093 alunos nas provas de aferição do 4º e 6º anos em 2009. Dos
 resultados salienta-se a persistência de desigualdades escolares que
 remetem para a etnicidade, apesar de estas se atenuarem quando todos
 os alunos partilham de semelhantes condições sociais, em especial se
 estas são desfavorecidas.
ER  -