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Martins, A. & Oliveira, L. (2013). Efeito dia da semana em mercados acionistas internacionais. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 12 (2), 14-29
A. Martins and L. A. Oliveira, "Efeito dia da semana em mercados acionistas internacionais", in Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 12, no. 2, pp. 14-29, 2013
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TY - JOUR TI - Efeito dia da semana em mercados acionistas internacionais T2 - Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão VL - 12 IS - 2 AU - Martins, A. AU - Oliveira, L. PY - 2013 SP - 14-29 SN - 1645-4464 UR - http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpbg/v12n2/v12n2a03.pdf AB - Este estudo pretende testar a hipótese da eficiência de mercado na forma fraca, i.e., a suposição de que os preços das ações refletem sempre toda a informação pública disponível, através da verificação da presença ou não do efeito dia da semana. Testa-se o processo de geração de rendibilidades de ações segundo as hipóteses «Trading Time» e «Calendar Time». A análise baseia-se na evolução diária dos principais índices acionistas europeus e internacionais, entre 1988 e 2011 e nos seguintes subperíodos: 1988-1998, 1999-2011, 2000-julho de 2007 e agosto de 2007-2011. Os resultados da hipótese «Trading Time» sugerem a existência de um efeito segunda-feira nos índices da Grécia, da Itália, do Japão e de Hong-Kong. A hipótese «Calendar Time» é rejeitada pelos índices da Grécia e de Hong-Kong, concluindo-se que a rendibilidade esperada à segunda-feira não será o triplo da dos outros dias da semana. Por último, constatamos que, segundo ambas as hipóteses «Trading Time» e «Calendar Time», vários índices em alguns subperíodos analisados rejeitam a hipótese da eficiência de mercado, concluindo-se pela ineficiência destes mercados acionistas ER -