Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Lopes, I. T. (2003). Procedimentos e Testes de Auditoria. Conferência sobre Auditoria Financeira aos Serviços Públicos.
Export Reference (IEEE)
I. T. Lopes,  "Procedimentos e Testes de Auditoria", in Conferência sobre Auditoria Financeira aos Serviços Públicos, Lisboa/Portugal, 2003
Export BibTeX
@null{lopes2003_1716146229376,
	year = "2003",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/procedimentos-e-testes-de-auditoria/12468?lang=en"
}
Export RIS
TY  - GEN
TI  - Procedimentos e Testes de Auditoria
T2  - Conferência sobre Auditoria Financeira aos Serviços Públicos
AU  - Lopes, I. T.
PY  - 2003
CY  - Lisboa/Portugal
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/procedimentos-e-testes-de-auditoria/12468?lang=en
AB  - Estabelecem as normas técnicas de revisão que a opinião do auditor deve ser positivamente expressa, declarando se as demonstrações financeiras em análise, apresentam, ou não, de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspectos materialmente relevantes, a posição financeira, o resultado das operações e os fluxos de caixa da entidade, com referência a uma data e ao período nela findo, de acordo com o referencial adoptado na sua preparação. A certificação legal de contas, enquanto documento de preparação obrigatória para muitas empresas, ainda não assume a devida importância para a generalidade dos stakeholders. Várias são as questões em torno da importância e profundidade de tal documento, nomeadamente em torno do conceito de materialidade e da sua tradução objectiva na certificação legal de contas. Neste artigo, procurámos identificar o tipo de opinião e relatórios de auditoria emitidos para a generalidade das empresas cotadas na Euronext Lisboa, evidenciado as conteúdos que, na opinião dos revisores, mais têm distorcido as demonstrações financeiras bem como as matérias que, embora não afectando a opinião daqueles, traduzem objectivamente incertezas fundamentais ou problemas de continuidade. Tendo-se assistido nos últimos anos a inúmeros acontecimentos que fazem emergir questões relacionadas com o valor, fiabilidade e credibilidade da informação financeira, associada a passos importantes no domínio do governo societário, importa efectuar uma reflexão atenta sobre a realidade portuguesa e sobre as temáticas mais divulgadas pelos revisores portugueses.
ER  -