Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Almeida, A. N. de, Alves, N. A., Delicado, A. & Carvalho, T. (2013). Crianças e internet: a ordem geracional revisitada. Análise Social. XLVIII (207), 340-365
A. N. Almeida et al., "Crianças e internet: a ordem geracional revisitada", in Análise Social, vol. XLVIII, no. 207, pp. 340-365, 2013
@article{almeida2013_1714028857810, author = "Almeida, A. N. de and Alves, N. A. and Delicado, A. and Carvalho, T.", title = "Crianças e internet: a ordem geracional revisitada", journal = "Análise Social", year = "2013", volume = "XLVIII", number = "207", pages = "340-365", url = "http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/AS_207_d04.pdf" }
TY - JOUR TI - Crianças e internet: a ordem geracional revisitada T2 - Análise Social VL - XLVIII IS - 207 AU - Almeida, A. N. de AU - Alves, N. A. AU - Delicado, A. AU - Carvalho, T. PY - 2013 SP - 340-365 SN - 0003-2573 UR - http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/AS_207_d04.pdf AB - The article contributes to the theoretical debate around childhood as a generation, in view of the social changes brought about by the use of information and communication technologies by children and adults. It is based on a questionnaire survey to students in elementary education and on in-depth interviews with children and parents. The findings challenge both the notion of children as the dominated side in power/knowledge relations between generations and the technological determinism that sees them as digital natives, by highlighting the key role of family background, namely social divides. Crianças e internet: a ordem geracional revisitada. O artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre a infância como geração, à luz das transformações sociais associadas ao uso das novas tecnologias por crianças e adultos. Tem por base empírica um inquérito por questionário a alunos do ensino básico e um conjunto de entrevistas em profundidade a crian- ças e pais. Os resultados põem em questão tanto a conceção das crianças como o elemento dominado nas relações de poder e saber entre gerações, como o determinismo tecnológico que as elege como “nativos digitais”, realçando a importância do contexto familiar, nomeadamente as clivagens sociais. ER -