Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Almeida, A. N. de, Alves, N. A., Delicado, A. & Carvalho, T. (2013). Crianças e internet: a ordem geracional revisitada. Análise Social. XLVIII (207), 340-365
Exportar Referência (IEEE)
A. N. Almeida et al.,  "Crianças e internet: a ordem geracional revisitada", in Análise Social, vol. XLVIII, no. 207, pp. 340-365, 2013
Exportar BibTeX
@article{almeida2013_1714028857810,
	author = "Almeida, A. N. de and Alves, N. A. and Delicado, A. and Carvalho, T.",
	title = "Crianças e internet: a ordem geracional revisitada",
	journal = "Análise Social",
	year = "2013",
	volume = "XLVIII",
	number = "207",
	pages = "340-365",
	url = "http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/AS_207_d04.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Crianças e internet: a ordem geracional revisitada
T2  - Análise Social
VL  - XLVIII
IS  - 207
AU  - Almeida, A. N. de
AU  - Alves, N. A.
AU  - Delicado, A.
AU  - Carvalho, T.
PY  - 2013
SP  - 340-365
SN  - 0003-2573
UR  - http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/AS_207_d04.pdf
AB  - The article contributes to the theoretical debate around childhood as a generation, in view of the social changes brought about by the use of information and communication technologies by children and adults. It is based on a questionnaire survey to students in elementary education and on in-depth interviews with children and parents. The findings challenge both the notion of children as the dominated side in power/knowledge relations between generations and the technological determinism that sees them as digital natives, by highlighting the key role of family background, namely social divides.
Crianças e internet: a ordem geracional revisitada. O artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre a infância como geração, à luz das transformações sociais associadas ao uso das novas tecnologias por crianças e adultos. Tem por base empírica um inquérito por questionário a alunos do ensino básico e um conjunto de entrevistas em profundidade a crian-
ças e pais. Os resultados põem em questão tanto a conceção das crianças como o elemento dominado nas relações de poder e saber entre gerações, como o determinismo tecnológico que as elege como “nativos digitais”, realçando a importância do contexto familiar, nomeadamente as clivagens sociais.
ER  -