Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Capucha, Luís (2013). Em defesa da iniciativa Novas Oportunidades: a qualificação dos adultos é uma prioridade. Aprender. 34, 29-65
Exportar Referência (IEEE)
L. M. Capucha,  "Em defesa da iniciativa Novas Oportunidades: a qualificação dos adultos é uma prioridade", in Aprender, no. 34, pp. 29-65, 2013
Exportar BibTeX
@article{capucha2013_1713556878082,
	author = "Capucha, Luís",
	title = "Em defesa da iniciativa Novas Oportunidades: a qualificação dos adultos é uma prioridade",
	journal = "Aprender",
	year = "2013",
	volume = "",
	number = "34",
	pages = "29-65",
	url = "http://www.direitodeaprender.com.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Em defesa da iniciativa Novas Oportunidades: a qualificação dos adultos é uma prioridade
T2  - Aprender
IS  - 34
AU  - Capucha, Luís
PY  - 2013
SP  - 29-65
SN  - 0871-1267
UR  - http://www.direitodeaprender.com.pt/
AB  - A educação de adultos é centenária, mas nunca teve vida fácil. Foi sendo subalternizada, deambulou entre intenções, experiências, avanços e recuos, períodos de maior atividade e outros de escassa dinâmica, normativos levados e por levar à prática e obedeceu a orientações paradigmáticas umas vezes complementares, outras opostas. Com a Iniciativa Novas Oportunidades (INO) despertou para um sonho daqueles que comandam a vida real. Mas agora, meia década depois, em rutura com todas e quaisquer tradições e ao arrepio de todas as referências internacionais, emergem ameaças que se estão a tornar cada vez mais um pesadelo. Este poderia ser o resumo da trajetória da educação e formação de adultos em Portugal, de que aqui daremos conta. Numa primeira parte, com base na bibliografa disponível, far­-se­-á uma pequena análise da história da educação de adultos em Portugal e dos princípios em que se foram baseando as respetivas políticas, até 2006. Depois, com base em informação estatística e também na observação como participante, analisar-se-á, em tom estatístico, o período decorrido entre 2007 e 2011, coincidente com o auge da INO. Por fim, enunciar-se-ão alguns dos desafios que a educação de adultos enfrentará no futuro próximo.
ER  -