Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Bento, Ricardo & Cordeiro, Graça Índias (2013). Ensaios de mudança: reflexões partilhadas sobre orquestras el sistema em Lisboa (Amadora) e Boston (Somerville). V Congresso da Associação portuguesa de Antropologia.
Exportar Referência (IEEE)
R. J. Bento and M. D. Cordeiro,  "Ensaios de mudança: reflexões partilhadas sobre orquestras el sistema em Lisboa (Amadora) e Boston (Somerville)", in V Congr.o da Associação portuguesa de Antropologia, Vila Real, UTAD, 2013
Exportar BibTeX
@null{bento2013_1714888724542,
	year = "2013",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/ensaios-de-mudanca-reflexoes-partilhadas-sobre-orquestras-el-sistema-em-lisboa-amadora-e-boston/13547?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Ensaios de mudança: reflexões partilhadas sobre orquestras el sistema em Lisboa (Amadora) e Boston (Somerville)
T2  - V Congresso da Associação portuguesa de Antropologia
AU  - Bento, Ricardo
AU  - Cordeiro, Graça Índias
PY  - 2013
CY  - Vila Real, UTAD
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/ensaios-de-mudanca-reflexoes-partilhadas-sobre-orquestras-el-sistema-em-lisboa-amadora-e-boston/13547?lang=en
AB  - Esta investigação procura desencadear um conjunto de questionamentos e problemas, orientados por uma estratégia teórica que enquadrou a observação dos encontros, aspirações, e conflitos decorrentes dos constrangimentos e oportunidades nas quais se movem os protagonistas da Orquestra Geração, do Casal da Boba.

Nesta perspectiva o trabalho que se segue contextualiza as práticas das orquestras com os modelos e métodos que lhes deram origem. Assim, numa primeira abordagem explicita-se a formação da Orquestra Geração, em Portugal, os fins que se pretendem atingir por via da sua implementação, a população a quem se dirige e a interligação com o "El Sistema", o modelo venezuelano ao qual foi recolher inspiração. Nestas condições são intersectados os desenvolvimentos históricos, sociais e artísticos de ambas as estruturas. Para além disso destacam-se os detalhes morfológicos que dizem respeito à aprendizagem e aos eixos fundamentais que estruturam a constituição das orquestras. Posteriormente, através de um enquadramento teórico de conceitos operatórios, como campo de possibilidades criativas, vão sendo ligadas as noções de interdependência, interconhecimento e interação que procuram ajustar e orientar a observação nas especificidades das trocas simbólicas e afetivas dos protagonistas.
ER  -