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Sebastião, João, Campos, J., Merlini, S. & Chambino, M. (2013). Avaliação da intervenção socioeducativa sobre a violência na escola. VI Encontro do CIED ESE de Lisboa.
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J. M. Sebastião et al.,  "Avaliação da intervenção socioeducativa sobre a violência na escola", in VI Encontro do CIED ESE de Lisboa, Lisboa, 2013
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@misc{sebastião2013_1715912117613,
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TY  - CPAPER
TI  - Avaliação da intervenção socioeducativa sobre a violência na escola
T2  - VI Encontro do CIED ESE de Lisboa
AU  - Sebastião, João
AU  - Campos, J.
AU  - Merlini, S.
AU  - Chambino, M.
PY  - 2013
CY  - Lisboa
UR  - http://www.eselx.ipl.pt/cied/eventos_VI_pt/index_fr.html
AB  - A investigação desenvolvida no âmbito do projeto Estratégias de Intervenção socioeducativa em contextos sociais complexos  enquadra-se na avaliação das políticas sociais e educativas, em particular no que diz respeito à segurança escolar em contextos marcados pela diversidade e complexidade social e cultural. O processo de avaliação centrou-se na análise das estratégias de intervenção socioeducativa relativas ao problema da violência na escola, desenvolvidas em três escolas de um concelho da Área Metropolitana de Lisboa. 
Partindo do pressuposto que a violência na escola é um fenómeno multideterminado e multifacetado, a pesquisa centrou-se numa abordagem que enquadra as esferas de intervenção/ação das instituições formais e dos agentes sociais enquanto mecanismos que estruturam e regulam as concepções e práticas de violência na escola. 
A recolha e sistematização de informação centrou-se, por um lado, nas estratégias de intervenção que têm vindo a ser desenvolvidas localmente pelas escolas, e, por outro, nas perspetivas dos diferentes intervenientes, considerando-se os alunos, os professores, as direções escolares e representantes das entidades e instituições locais. Metodologicamente, privilegiou-se o cruzamento de métodos de carácter extensivo e intensivo, combinando técnicas como a Observação Direta, a realização de Entrevistas, de Grupos Focais, de Questionários, e ainda, a Análise de Redes e a Análise Documental. Numa fase posterior, os diversos intervenientes participaram na discussão e análise dos resultados previamente recolhidos, e na validação  conjunta de uma metodologia de intervenção que define um conjunto de  estratégias gerais de combate às situações de violência na escola e nos territórios educativos. Esta metodologia é o principal resultado do projeto e surge de um processo de avaliação dinâmico e participado. A contribuição que se apresenta no VI Encontro do CIED ocupa-se dos principais resultados e dos procedimentos desenvolvidos neste projeto de investigação. 

ER  -