Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Sotto Mayor, M., Pestana, M.H., Carneiro, C. & Valente, M. (2014). A evidência de dor nas pessoas com deterioração cognitiva internadas numa unidade de longa duração. Revista Transdisciplinar de Gerontologia. VIII (1), 22-30
Exportar Referência (IEEE)
M. S. Mayor et al.,  "A evidência de dor nas pessoas com deterioração cognitiva internadas numa unidade de longa duração", in Revista Transdisciplinar de Gerontologia, vol. VIII, no. 1, pp. 22-30, 2014
Exportar BibTeX
@article{mayor2014_1732203360034,
	author = "Sotto Mayor, M. and Pestana, M.H. and Carneiro, C. and Valente, M.",
	title = "A evidência de dor nas pessoas com deterioração cognitiva internadas numa unidade de longa duração",
	journal = "Revista Transdisciplinar de Gerontologia",
	year = "2014",
	volume = "VIII",
	number = "1",
	pages = "22-30",
	url = "http://rtgerontologia.webnode.pt/edicoesrtg/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - A evidência de dor nas pessoas com deterioração cognitiva internadas numa unidade de longa duração
T2  - Revista Transdisciplinar de Gerontologia
VL  - VIII
IS  - 1
AU  - Sotto Mayor, M.
AU  - Pestana, M.H.
AU  - Carneiro, C.
AU  - Valente, M.
PY  - 2014
SP  - 22-30
SN  - 1647-8703
UR  - http://rtgerontologia.webnode.pt/edicoesrtg/
AB  - A dor e as alterações de comportamento são altamente prevalentes nas pessoas com o diagnóstico de demência e alguns estudos demonstram a sua correlação. Sobretudo nas situações de maior severidade desta doença onde abundam os problemas de comunicação a dor pode estar subtratada e consequentemente ser fator de perturbação de comportamento. Este trabalho tem como objetivo identificar a prevalência de dor e a relação entre os episódios de dor e as variáveis sociodemográficas, clinicas e funcionais das 80 pessoas residentes numa Unidade de longa duração (ULSD) do Centro de França.
Os métodos utilizados foram a construção de guião orientador para a colheita de dados de variáveis sociodemográficas, clinicas e funcionais através do plano de cuidados diário e da consulta do processo clínico. Para a pesquisa foi essencial a consulta através do motor de busca da Elsevier com as palavras-chave: demência, dor, alterações de comportamento e ULSD. Os resultados sugerem uma população envelhecida, sendo sobretudo mulheres viúvas, com pluripatologia e polimedicação. A dor tem uma prevalência de 70% nos residentes e a analgesia é feita diariamente.

ER  -