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Camilo, C. & Garrido, M. V. (2013). Desenho e avaliação de programas de desenvolvimento de competências parentais para pais negligentes: uma revisão e reflexão. Análise Psicológica. 31 (3), 245-268
C. S. Camilo and M. E. Garrido, "Desenho e avaliação de programas de desenvolvimento de competências parentais para pais negligentes: uma revisão e reflexão", in Análise Psicológica, vol. 31, no. 3, pp. 245-268, 2013
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TY - JOUR TI - Desenho e avaliação de programas de desenvolvimento de competências parentais para pais negligentes: uma revisão e reflexão T2 - Análise Psicológica VL - 31 IS - 3 AU - Camilo, C. AU - Garrido, M. V. PY - 2013 SP - 245-268 SN - 0870-8231 DO - 10.14417/S0870-8231201300030003 UR - http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/index AB - A negligência parental tem surgido associada à falta de competência dos pais para educar, supervisionar e responder às necessidades dos filhos menores, colocando em risco o seu bem-estar. O presente artigo apresenta um breve enquadramento do fenómeno da negligência parental, sua prevalência e relevância social no contexto nacional. São ainda apresentadas algumas definições de negligência, referidos alguns dos seus modelos teóricos de enquadramento e os principais fatores de proteção e de risco associados. Em seguida descrevemos brevemente um conjunto de programas de intervenção com famílias negligentes desenvolvidos e aplicados em contexto nacional. Esta análise indica que são ainda escassos os programas que apresentam um quadro teórico de referência específico, metodologias e estratégicas bem definidas e ainda mais raros os que utilizam desenhos de avaliação que permitem aferir adequadamente a sua eficácia. No final do artigo, e com base na literatura e nos programas analisados, procuramos sistematizar um modelo geral de intervenção neste contexto e apresentar algumas propostas relativas à estrutura e conteúdo dos programas de formação parental bem como às metodologias e procedimentos de desenho e de avaliação dos seus resultados. ER -