Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Prada, M. & Garcia-Marques, T. (2008). Influência e interferência: cruzando dois paradigmas de primação afectiva. Psicologia. 22 (2), 87-108
M. E. Fernandes and T. Garcia-Marques, "Influência e interferência: cruzando dois paradigmas de primação afectiva", in Psicologia, vol. 22, no. 2, pp. 87-108, 2008
@article{fernandes2008_1731950210629, author = "Prada, M. and Garcia-Marques, T.", title = "Influência e interferência: cruzando dois paradigmas de primação afectiva", journal = "Psicologia", year = "2008", volume = "22", number = "2", pages = "87-108", url = "http://appsicologia.org/" }
TY - JOUR TI - Influência e interferência: cruzando dois paradigmas de primação afectiva T2 - Psicologia VL - 22 IS - 2 AU - Prada, M. AU - Garcia-Marques, T. PY - 2008 SP - 87-108 SN - 0874-2049 UR - http://appsicologia.org/ AB - Neste artigo, focamos o fenómeno de primação afectiva (impacto de activação prévia de valência afectiva em processamento subsequente), contrastando dois dos principais paradigmas experimentais que lhe dão suporte: interferência e influência. Em dois experimentos, analisámos os dados relativos ao enviesamento de resposta avaliativa e aos tempos de reacção. O Experimento 1 mostra que a apresentação de uma palavra valenciada facilita (interfere) respostas subsequentes congruentes (incongruentes). Analisando também o tipo de resposta dada pelos participantes, verificou-se um maior número de erros nos ensaios incongruentes. O Experimento 2 demonstra o efeito de influência em que imagens-primo induzem julgamentos avaliativos de alvos, previamente neutros, congruentes com a sua valência. O estudo dos tempos de reacção neste paradigma revelou que primos negativos induziam maior rapidez de resposta. Vantagens e desvantagens de ambos os paradigmas são discutidas relativamente à sua relevância para o efeito de primação e para a sua aplicabilidade enquanto medidas implícitas de atitudes. ER -