Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
V. H. Silva & Simões, E. (2013). O papel do processo de estabelecimento de objetivos  na formação de julgamentos sobre liderança ética. VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Export Reference (IEEE)
V. H. Silva and J. E. Silva,  "O papel do processo de estabelecimento de objetivos  na formação de julgamentos sobre liderança ética", in VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, 2013
Export BibTeX
@misc{silva2013_1716069074812,
	author = "V. H. Silva and Simões, E.",
	title = "O papel do processo de estabelecimento de objetivos  na formação de julgamentos sobre liderança ética",
	year = "2013",
	howpublished = "Other",
	url = "http://www.viiisnip2013.com/programa_definitivo.pdf"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - O papel do processo de estabelecimento de objetivos  na formação de julgamentos sobre liderança ética
T2  - VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
AU  - V. H. Silva
AU  - Simões, E.
PY  - 2013
CY  - Aveiro
UR  - http://www.viiisnip2013.com/programa_definitivo.pdf
AB  - A teoria do estabelecimento de objetivos afirma a existência de uma relação linear positiva entre a definição de objetivos e o desempenho. No entanto, pouca atenção tem sido prestada às consequências éticas da utilização desta prática nas organizações.
Compreender as escolhas éticas individuais implica a observação de como as pessoas interpretam, julgam e agem face a situações éticas e dos contextos específicos onde normas sociais e outros julgamentos reforçam, desencorajam ou simplesmente ignoram a ação moral.
Os resultados do presente estudo, realizado com profissionais do setor da banca e serviços (N = 76), sugerem a utilização dos objetivos nas entrevistas de desempenho contribuem positivamente para a formação de julgamentos sobre liderança ética sendo que esta relação é em parte explicada pela perceção individual de um clima de maximização dos interesses conjuntos. Os resultados são discutidos na perspetiva das práticas de GRH salientando-se a sua relevância para o incremento da capacidade de escrutínio ético nas organizações.



ER  -