Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
André, P., Henriques, L. L., Martinho, L. I., Apolinário, S. & Costa, R. R. (2013). Modos de ver e de dar a ver os Painéis de São Vicente. Midas: Museus e Estudos Interdisciplinares. 2
Exportar Referência (IEEE)
P. C. Pinto et al.,  "Modos de ver e de dar a ver os Painéis de São Vicente", in Midas: Museus e Estudos Interdisciplinares, no. 2, 2013
Exportar BibTeX
@article{pinto2013_1714239095844,
	author = "André, P. and Henriques, L. L. and Martinho, L. I. and Apolinário, S. and Costa, R. R.",
	title = "Modos de ver e de dar a ver os Painéis de São Vicente",
	journal = "Midas: Museus e Estudos Interdisciplinares",
	year = "2013",
	volume = "",
	number = "2",
	doi = "10.4000/midas.256",
	url = "http://midas.revues.org/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Modos de ver e de dar a ver os Painéis de São Vicente
T2  - Midas: Museus e Estudos Interdisciplinares
IS  - 2
AU  - André, P.
AU  - Henriques, L. L.
AU  - Martinho, L. I.
AU  - Apolinário, S.
AU  - Costa, R. R.
PY  - 2013
SN  - 2182-9543
DO  - 10.4000/midas.256
UR  - http://midas.revues.org/
AB  - O artigo Modos de ver e de dar a ver os Painéis de São Vicente centra-se na ideia de que o conhecimento histórico articulado com as novas tecnologias pode ser uma forma de apropriação e de afirmação da pintura e da cultura portuguesa. A análise e a perceção dos contextos que determinaram os sucessivos percursos espaciais dos Painéis dentro e fora do Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa) e das sucessivas variações artísticas, assim como a manipulação virtual da imagem icónica dos Painéis na paisagem portuguesa, ou em realidades virtuais podem revelar a pintura de forma expressiva, pública e à escala global e contribuir para uma apreensão efetiva e afetiva dos fundamentos da cultura portuguesa. O museu como espaço identitário por excelência deve construir ferramentas que potenciem esta apreensão, inovando nos sistemas de divulgação, trabalhando em parceria com os agentes produtores de investigação na área do conhecimento histórico e na área das realidades virtuais, construindo formas instigantes de ver e ler a pintura.

ER  -