Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Rodrigues, R. I., Ferreira, A. & Bártolo-Ribeiro, R. (2013). Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia = Construction and development of an interests questionnaire for Psychology. Revista Iberoamericana de Diagnòstico y Evaluaciòn Psicològica. 2 (36), 99-116
R. I. Rodrigues et al., "Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia = Construction and development of an interests questionnaire for Psychology", in Revista Iberoamericana de Diagnòstico y Evaluaciòn Psicològica, vol. 2, no. 36, pp. 99-116, 2013
@article{rodrigues2013_1732220122908, author = "Rodrigues, R. I. and Ferreira, A. and Bártolo-Ribeiro, R.", title = "Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia = Construction and development of an interests questionnaire for Psychology", journal = "Revista Iberoamericana de Diagnòstico y Evaluaciòn Psicològica", year = "2013", volume = "2", number = "36", pages = "99-116", url = "http://www.aidep.org/03_ridep/R36/Art.%205.pdf" }
TY - JOUR TI - Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia = Construction and development of an interests questionnaire for Psychology T2 - Revista Iberoamericana de Diagnòstico y Evaluaciòn Psicològica VL - 2 IS - 36 AU - Rodrigues, R. I. AU - Ferreira, A. AU - Bártolo-Ribeiro, R. PY - 2013 SP - 99-116 SN - 1135-3848 UR - http://www.aidep.org/03_ridep/R36/Art.%205.pdf AB - O presente trabalho visa construir um instrumento para avaliar os interesses vocacionais dos alunos da licenciatura em Psicologia. A ausência de instrumentos específicos para medir as várias áreas vocacionais levou ao desenvolvimento e elaboração desta escala, que integra 21 itens, decorrentes de uma pesquisa teórica. A amostra é constituída por 573 alunos das diversas licenciaturas em Psicologia, provenientes de nove instituições de ensino superior público e privado, sendo 433 do sexo feminino. Através da metodologia de análise de componentes principais extraíram-se três dimensões: Organizações, Educacional e Clínica, que no total explicam 62.51% da variância. Apesar da escala apresentar bons índices de consistência interna (valores entre .86 e .93), considera-se importante o desenvolvimento de novas investigações de forma a validar e confirmar os resultados obtidos. ER -