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Stoleroff, A. & Santos, P. (2013). “Avaliação do Desempenho Docente: Percepções de professores sobre o modelo e os seus critérios”. VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais, "Avaliação: Desafios e Riscos", Escola Superior de Educação de Lisboa, 15-16 de novembro de 2013.
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A. D. Stoleroff and P. Santos,  "“Avaliação do Desempenho Docente: Percepções de professores sobre o modelo e os seus critérios”", in VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais, "Avaliação: Desafios e Riscos", Escola Superior de Educação de Lisboa, 15-16 de novembro de 2013, Lisboa, 2013
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TY  - CPAPER
TI  - “Avaliação do Desempenho Docente: Percepções de professores sobre o modelo e os seus critérios”
T2  - VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais, "Avaliação: Desafios e Riscos", Escola Superior de Educação de Lisboa, 15-16 de novembro de 2013
AU  - Stoleroff, A.
AU  - Santos, P.
PY  - 2013
CY  - Lisboa
AB  - No quadro da revisão do Estatuto da Carreira Docente (2007) implementou-se um sistema de avaliação individual dos professores do ensino público português com consequências visíveis para o trabalho e para a profissão de professor que, por sua vez, originou um período intenso de conflitos entre Governo, sindicatos e professores. Nesta comunicação apresentamos uma análise de perceções e formas de reação dos professores com respeito ao modelo e critérios de avaliação do desempenho introduzido e os seus efeitos na sua profissionalidade. Para tal recorremos a resultados parciais de um inquérito por questionário realizado a uma amostra de professores (N=1.872) dos ensinos pré-escolar, básico e secundário de Portugal continental. Verificamos predominantemente reações negativas da parte dos professores em relação ao modelo e aos seus critérios de avaliação, mas também encontramos reações que indicam atitudes diversas em relação às suas consequências. Um dos elementos-chave da análise é a diferenciação e convergência de sentidos que o modelo teve para os professores consoante a geração profissional a que pertencem.
ER  -