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Sampaio, D., Oliveira, A., Vinagre, G., Gouveia-Pereira, M., Santos, N. & Ordaz, O. (2000). Representações sociais do suicídio em estudantes do ensino secundário. Análise Psicológica. 18 (2), 139-155
D. Sampaio et al., "Representações sociais do suicídio em estudantes do ensino secundário", in Análise Psicológica, vol. 18, no. 2, pp. 139-155, 2000
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TY - JOUR TI - Representações sociais do suicídio em estudantes do ensino secundário T2 - Análise Psicológica VL - 18 IS - 2 AU - Sampaio, D. AU - Oliveira, A. AU - Vinagre, G. AU - Gouveia-Pereira, M. AU - Santos, N. AU - Ordaz, O. PY - 2000 SP - 139-155 SN - 0870-8231 UR - http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0870-8231&lng=pt&nrm=iso AB - Dada a importância que os comportamentos suicidários assumem nos adolescentes, torna-se pertinente a análise dos sentidos associados ao suicídio no campo particular da sua construção social. Várias investigações evidenciam que, o modo como as pessoas constróem explicações para os acontecimentos, não só se baseia nas crenças e experiências dos seus grupos de pertença, como determina comportamentos. Neste primeiro artigo, integrado numa investigação mais ampla sobre as representações sociais do suicídio em adolescentes, analisa-se o tipo de explicações que os jovens dão para este fenómeno, em função do sexo, idade, ano de escolaridade, região e ideação suicida. Participaram no estudo 822 adolescentes, entre os 15 e os 23 anos, estudantes dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolas secundárias de Évora, Guimarães, Lisboa e Santarém. Os resultados sugerem que estamos perante uma representação hegemónica das explicações do suicídio. Esta varia com o sexo, a idade e o ano de escolaridade, assim como com a região onde os jovens estudam e, também, com o facto de terem tido ou não ideação suicida. Tendo em conta a necessidade de responder adequadamente a tal diversidade, estes resultados assumem particular relevância no planeamento de estratégias preventivas. ER -