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Sampaio, D., Oliveira, A., Vinagre, G., Gouveia-Pereira, M., Santos, N. & Ordaz, O. (2000). Representações sociais do suicídio em estudantes do ensino secundário. Análise Psicológica. 18 (2), 139-155
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D. Sampaio et al.,  "Representações sociais do suicídio em estudantes do ensino secundário", in Análise Psicológica, vol. 18, no. 2, pp. 139-155, 2000
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TY  - JOUR
TI  - Representações sociais do suicídio em estudantes do ensino secundário
T2  - Análise Psicológica
VL  - 18
IS  - 2
AU  - Sampaio, D.
AU  - Oliveira, A.
AU  - Vinagre, G.
AU  - Gouveia-Pereira, M.
AU  - Santos, N.
AU  - Ordaz, O.
PY  - 2000
SP  - 139-155
SN  - 0870-8231
UR  - http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0870-8231&lng=pt&nrm=iso
AB  - Dada a importância que os comportamentos suicidários assumem nos adolescentes, torna-se pertinente a análise dos sentidos associados ao suicídio no campo particular da sua construção social. Várias investigações evidenciam que, o modo como as pessoas constróem explicações para os acontecimentos, não só se baseia nas crenças e experiências dos seus grupos de pertença, como determina comportamentos.
Neste primeiro artigo, integrado numa investigação mais ampla sobre as representações sociais do suicídio em adolescentes, analisa-se o tipo de explicações que os jovens dão para este fenómeno, em função do sexo, idade, ano de escolaridade, região e ideação suicida.
Participaram no estudo 822 adolescentes, entre os 15 e os 23 anos, estudantes dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolas secundárias de Évora, Guimarães, Lisboa e Santarém.
Os resultados sugerem que estamos perante uma representação hegemónica das explicações do suicídio. Esta varia com o sexo, a idade e o ano de escolaridade, assim como com a região onde os jovens estudam e, também, com o facto de terem tido ou não ideação suicida.
Tendo em conta a necessidade de responder adequadamente a tal diversidade, estes resultados assumem particular relevância no planeamento de estratégias preventivas. 
ER  -