Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Capucha, Luís, Almeida, J., Pedroso, P. & Silva, J. (1996). Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas. 22, 9-27
L. M. Capucha et al., "Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 22, pp. 9-27, 1996
@article{capucha1996_1732224393949, author = "Capucha, Luís and Almeida, J. and Pedroso, P. and Silva, J.", title = "Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal", journal = "Sociologia, Problemas e Práticas", year = "1996", volume = "", number = "22", pages = "9-27", url = "http://sociologiapp.iscte.pt/pdfs/18/176.pdf" }
TY - JOUR TI - Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal T2 - Sociologia, Problemas e Práticas IS - 22 AU - Capucha, Luís AU - Almeida, J. AU - Pedroso, P. AU - Silva, J. PY - 1996 SP - 9-27 SN - 0873-6529 UR - http://sociologiapp.iscte.pt/pdfs/18/176.pdf AB - A expressão "metodologias de avaliação" designa os processos de pesquisa científica que visam deliberadamente colocar questões relativas à concepção, às formas de tomada de decisão, à execução e aos efeitos de programas, políticas, projectos e investimentos, quer dizer, de diferentes dispositivos criados para modificar situações e resolver problemas. Tais processos socorrem-se de sistemas de reflexão crítica a partir de informações recolhidas no decurso do acompanhamento ou após a conclusão desses dispositivos, de modo a permitir que as pessoas e as instituições envolvidas julguem o seu trabalho e aprendam com os julgamentos feitos. Apesar da entrada relativamente tardia em Portugal - fruto da cultura organizacional e de gestão ainda predominante, embora em perda -, as equipas de investigadores que se têm dedicado à condução de pesquisas de avaliação acumularam já um património considerável, em termos de número e diversidade de experiências, debates e relatórios ou publicações. É, assim, possível e útil sistematizar experiências, tarefa que o presente artigo procura desempenhar. ER -