Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Sampayo, M. M. & Silva, S. A. (2012). Comunicação organizacional: implicações da comunicação downward e do feedback no engagement. International Business and Economics Review. 3, 232-239
M. P. Goulão and S. C. Silva, "Comunicação organizacional: implicações da comunicação downward e do feedback no engagement", in Int. Business and Economics Review, no. 3, pp. 232-239, 2012
@article{goulão2012_1732361421325, author = "Sampayo, M. M. and Silva, S. A.", title = "Comunicação organizacional: implicações da comunicação downward e do feedback no engagement", journal = "International Business and Economics Review", year = "2012", volume = "", number = "3", pages = "232-239", url = "http://revistas.ulusofona.pt/index.php/iber" }
TY - JOUR TI - Comunicação organizacional: implicações da comunicação downward e do feedback no engagement T2 - International Business and Economics Review IS - 3 AU - Sampayo, M. M. AU - Silva, S. A. PY - 2012 SP - 232-239 SN - 1647-1989 UR - http://revistas.ulusofona.pt/index.php/iber AB - O presente artigo visa contribuir para a compreensão dos impactos da comunicação organizacional em termos da qualidade de informação downward, canais de comunicação e feedback no work engagement. A literatura revela que a mobilização dos colaboradores através de um maior envolvimento com a organização e com o trabalho contribui para um melhor desempenho organizacional e individual. Uma forma de atingir esta mobilização passa pela melhoria da comunicação, facilitando que os colaboradores entendam os objectivos da organização e acreditem no seu contributo para os atingirem. Neste âmbito este artigo foca a literatura existente nesta área e contribui para uma compreensão da comunicação downward e do feedback enfantizando os seus efeitos na participação organizacional (exercício da voz) e na promoção de uma maior ligação dos colaboradores à organização e ao trabalho (engagement). Este tema é de particular relevância uma vez que a realização de investigação nesta área permitirá a implementação de programas de melhoria da comunicação com impacto para as organizações e para os indivíduos melhorando o seu desempenho e qualidade de vida. ER -