Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Rodrigues, D. & Garcia-Marques, T. (2007). Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”). Laboratório de Psicologia. 5 (1), 3-15
D. F. Rodrigues and T. Garcia-Marques, "Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)", in Laboratório de Psicologia, vol. 5, no. 1, pp. 3-15, 2007
@article{rodrigues2007_1731950363151, author = "Rodrigues, D. and Garcia-Marques, T.", title = "Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)", journal = "Laboratório de Psicologia", year = "2007", volume = "5", number = "1", doi = "10.14417/lp.754", pages = "3-15", url = "http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/index" }
TY - JOUR TI - Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”) T2 - Laboratório de Psicologia VL - 5 IS - 1 AU - Rodrigues, D. AU - Garcia-Marques, T. PY - 2007 SP - 3-15 SN - 1645-7927 DO - 10.14417/lp.754 UR - http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/index AB - O fenómeno geral de atracção interpessoal é complexo e transversal a diferentes sentimentos de cariz positivo (e.g., paixão, amor, atracção sexual), sendo normalmente associado ao conceito de atitude. Interessa-nos especificamente estudar o sentimento de “estar caidinho por...”, ou seja, o sentimento subjacente à atracção que pode ser continuada no tempo sem interferências na vida amorosa das pessoas, ou que pode ser despoletado num primeiro momento em que não conhecemos ou sabemos o suficiente sobre a pessoa. Estudos prévios permitiram analisar o sentimento de atracção inicial e construir o Índice de Atracção Inicial (IAI), desenvolvido para aceder à atracção sentido num primeiro momento de contacto entre duas pessoas. A medida revelou possuir boas propriedades métricas, bem como a capacidade para discriminar alvos associados a relacionamentos interpessoais com diferentes graus de atracção interpessoal. O presente estudo foca o processo associado à redução e adequação desta medida, com base nos dados anteriormente recolhidos, a este sentimento de “estar caidinho por...” (Sentimento C). Após a sua concepção, o Índice do Sentimento C (Índice C) foi igualmente submetido a uma análise das suas propriedades métricas, considerando um alvo de atracção (Estudo 1) ou uma pessoa desconhecida (Estudo 2). Discutiremos a necessidade e importância de uma medida como o Índice C para o campo de estudo da atracção interpessoal. ER -