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Rodrigues, D. & Garcia-Marques, T. (2007). Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”). Laboratório de Psicologia. 5 (1), 3-15
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D. F. Rodrigues and T. Garcia-Marques,  "Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)", in Laboratório de Psicologia, vol. 5, no. 1, pp. 3-15, 2007
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TY  - JOUR
TI  - Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)
T2  - Laboratório de Psicologia
VL  - 5
IS  - 1
AU  - Rodrigues, D.
AU  - Garcia-Marques, T.
PY  - 2007
SP  - 3-15
SN  - 1645-7927
DO  - 10.14417/lp.754
UR  - http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/index
AB  - O fenómeno geral de atracção interpessoal é complexo e transversal a diferentes sentimentos de cariz positivo (e.g., paixão, amor, atracção sexual), sendo normalmente associado ao conceito de atitude. Interessa-nos especificamente estudar o sentimento de “estar caidinho por...”, ou seja, o sentimento subjacente à atracção que pode ser continuada no tempo sem interferências na vida amorosa das pessoas, ou que pode ser despoletado num primeiro momento em que não conhecemos ou sabemos o suficiente sobre a pessoa.
Estudos prévios permitiram analisar o sentimento de atracção inicial e construir o Índice de Atracção Inicial (IAI), desenvolvido para aceder à atracção sentido num primeiro momento de contacto entre duas pessoas. A medida revelou possuir boas propriedades métricas, bem como a capacidade para discriminar alvos associados a relacionamentos interpessoais com diferentes graus de atracção interpessoal. O presente estudo foca o processo associado à redução e adequação desta medida, com base nos dados anteriormente recolhidos, a este sentimento de “estar caidinho por...” (Sentimento C). Após a sua concepção, o Índice do Sentimento C (Índice C) foi igualmente submetido a uma análise das suas propriedades métricas, considerando um alvo de atracção (Estudo 1) ou uma pessoa desconhecida (Estudo 2). Discutiremos a necessidade e importância de uma medida como o Índice C para o campo de estudo da atracção interpessoal.
ER  -