Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gaspar, S., Ramos, M. & Ferreira, A. (2014). Evolução e padrões de casamentos intraeuropeus em Portugal (1995-2011). VIII Congresso Português de Sociologia. 40 anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas.
Exportar Referência (IEEE)
S. F. Gaspar et al.,  "Evolução e padrões de casamentos intraeuropeus em Portugal (1995-2011)", in VIII Congr.o Português de Sociologia. 40 anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas., Évora, 2014
Exportar BibTeX
@misc{gaspar2014_1711698536893,
	author = "Gaspar, S. and Ramos, M. and Ferreira, A.",
	title = "Evolução e padrões de casamentos intraeuropeus em Portugal (1995-2011)",
	year = "2014",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Evolução e padrões de casamentos intraeuropeus em Portugal (1995-2011)
T2  - VIII Congresso Português de Sociologia. 40 anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas.
AU  - Gaspar, S.
AU  - Ramos, M.
AU  - Ferreira, A.
PY  - 2014
CY  - Évora
AB  - A entrada de Portugal na União Europeia em 1986 contribuiu para o aumento da mobilidade geográfica entre cidadãos portugueses e europeus e para o consequente aumento de contactos sociais em contextos profissionais, educativos e culturais. Neste sentido, o alargamento do mercado matrimonial português a outros cidadãos de origens nacionais distintas, poderá ter contribuído para o aumento do número de casamentos binacionais entre portugueses e europeus. Pretendemos com este estudo analisar a evolução e os padrões de casamentos intraeuropeus entre 1997 e 2011. 
As análises com base nos microdados dos casamentos disponibilizados pelo INE revelaram três grandes tendências: decréscimo dos casamentos binacionais com europeus da UE15, em simultâneo com o aumento dos casamentos entre portugueses e outros europeus, aumento exponencial da coabitação e casais maioritariamente homogâmicos em termos educacionais e etários. A realização de uma Análise de Correspondências Múltiplas em articulação com a Análise de Clusters permitiu a construção de uma tipologia de casais intra-europeus.

ER  -