Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Vicente, Célia, Laureano, Raul M. S. & Machado, Maria João (2014). A origem da imagem e o interesse pelas profissões na área da contabilidade: estudo empírico a alunos. In Celísia Baptista, Marisol Correia, Margarida Jesus (Ed.), Perspetivas Contemporâneas em Gestão Financeira e Contabilidade. (pp. 239-258). Faro: UALg ESGHT.
Exportar Referência (IEEE)
C. Vicente et al.,  "A origem da imagem e o interesse pelas profissões na área da contabilidade: estudo empírico a alunos", in Perspetivas Contemporâneas em Gestão Financeira e Contabilidade, Celísia Baptista, Marisol Correia, Margarida Jesus, Ed., Faro, UALg ESGHT, 2014, pp. 239-258
Exportar BibTeX
@incollection{vicente2014_1711651775187,
	author = "Vicente, Célia and Laureano, Raul M. S. and Machado, Maria João",
	title = "A origem da imagem e o interesse pelas profissões na área da contabilidade: estudo empírico a alunos",
	booktitle = "Perspetivas Contemporâneas em Gestão Financeira e Contabilidade",
	year = "2014",
	volume = "",
	series = "TMS Conference Series",
	edition = "1",
	pages = "239-239",
	publisher = "UALg ESGHT",
	address = "Faro",
	url = "http://esghtconferences.org/tms2014/index.php/TMS2014/TMS2014"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - A origem da imagem e o interesse pelas profissões na área da contabilidade: estudo empírico a alunos
T2  - Perspetivas Contemporâneas em Gestão Financeira e Contabilidade
AU  - Vicente, Célia
AU  - Laureano, Raul M. S.
AU  - Machado, Maria João
PY  - 2014
SP  - 239-258
CY  - Faro
UR  - http://esghtconferences.org/tms2014/index.php/TMS2014/TMS2014
AB  - Este estudo tem como objetivos específicos: analisar a origem da imagem dos alunos sobre a profissão de contabilista, investigando eventuais diferenças entre os alunos no inicio e no fim do curso; identificar as caraterísticas individuais dos alunos que influenciam a origem da imagem e do interesse pela profissão; analisar o interesse dos alunos no exercício de diferentes categorias de profissões relacionadas com a contabilidade, investigando eventuais diferenças entre os alunos no inicio e no fim do curso; identificar as caraterísticas individuais dos alunos que influenciam o interesse pelas diferentes categorias de profissões relacionadas com a contabilidade. Foram inquiridos por questionário dois grupos de alunos da licenciatura em contabilidade de um instituto de ensino superior português: 157 alunos do primeiro ano e 78 alunos do terceiro ano. Os dados recolhidos permitem concluir que: a imagem da profissão deriva principalmente do contacto com contabilistas conhecidos, sendo os media a origem que menos influência exerce; existe associação entre a origem da imagem e a idade, a média de entrada dos alunos do primeiro ano e a média previsível de saída dos alunos do terceiro ano; a profissão de diretor financeiro é a mais atrativa e a de docente a menos desejada; as caraterísticas demográficas género e idade influenciam o interesse pelas diversas profissões associadas à contabilidade.

-----------------------------------------------------------------------------

This study has the following objectives: to analyze the origin of the image of students about the accounting profession; investigate possible differences between students at the beginning and end of the course; identify the individual characteristics of students that influence the image source and interest in the profession;  analyze students' interest in the performance of different categories of professions related to accounting; investigate possible differences between students at the beginning and end of the course; identify individual characteristics that influence students' interest in the different categories of professions related to accounting. Were surveyed by questionnaire two groups of students of the degree in accounting from an Portuguese institute of higher education: 157 first-year students and 78 third-year students, which represents a response rate of 86 % and 55%, respectively. The collected data allow to conclude that: the image of the profession derives mainly from contact with known accountants, and the media factor that exerts less influence;  association exists between the image source and age, the average intake of first year students and projected average output of third-year students; the profession of CFO is more attractive and less desired teaching; individual characteristics gender and age influence the interest in various professions associated with accounting.
ER  -