Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Gato, M. A. (2006). IDENTIDADE E CULTURA EM TEMPOS DE MUDANÇA Riqueza e diversidade de culturas. In Raquel Soeiro de Brito (Ed.), Atlas de Portugal. (pp. 222-227). Lisboa: Instituto Geográfico Português.
Export Reference (IEEE)
M. A. Gato,  "IDENTIDADE E CULTURA EM TEMPOS DE MUDANÇA Riqueza e diversidade de culturas", in Atlas de Portugal, Raquel Soeiro de Brito, Ed., Lisboa, Instituto Geográfico Português, 2006, pp. 222-227
Export BibTeX
@incollection{gato2006_1766463333336,
	author = "Gato, M. A.",
	title = "IDENTIDADE E CULTURA EM TEMPOS DE MUDANÇA Riqueza e diversidade de culturas",
	chapter = "",
	booktitle = "Atlas de Portugal",
	year = "2006",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "222-222",
	publisher = "Instituto Geográfico Português",
	address = "Lisboa"
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - IDENTIDADE E CULTURA EM TEMPOS DE MUDANÇA Riqueza e diversidade de culturas
T2  - Atlas de Portugal
AU  - Gato, M. A.
PY  - 2006
SP  - 222-227
CY  - Lisboa
AB  - A longa História de Portugal deixou pelo mundo um património de elevado valor e, dentro do seu território preservado no último século a devastações como nenhum outro país europeu, subsistem marcas de cultura tradicional que deverão ser aproveitadas como fator de identificação e desenvolvimento.
A construção da moderna identidade cultural portuguesa é o resultado de cruzamentos profundamente dispares: sobre um estrato herdado na sua maioria dos Romanos e Árabes (sem esquecer Fenícios, Celtas e outros) ganham forma os traços culturais portugueses. Até aos anos 50/60 do século passado, Portugal era um país fechado; em parte mais por via do regime político de então, e do entendimento que esse mesmo regime fazia da cultura portuguesa, do que pelo afastamento geográfico. Depois de 1974, a chegada de portugueses e africanos das ex-colónias e o regresso de muitos emigrantes, viria a ser engrossada pelas primeiras levas de imigrantes do Leste: Portugal torna-se permeável a traços de culturas diferentes que lhe conferem, hoje, um lado verdadeiramente genuíno do ponto de vista cultural e duplamente interessante pela diversidade e multiplicidade, dada a reduzida dimensão do País.
ER  -