Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Madeira da Silva, Teresa (2014). Valorização do Património Hoje - A Experiência no Ensino de Arquitetura. Patrimonialização e sustentabilidade do património: reflexão e prospectiva.
M. T. Silva, "Valorização do Património Hoje - A Experiência no Ensino de Arquitetura. ", in Patrimonialização e sustentabilidade do património: reflexão e prospectiva, Lisboa, 2014
@misc{silva2014_1732370195358, author = "Madeira da Silva, Teresa", title = "Valorização do Património Hoje - A Experiência no Ensino de Arquitetura. ", year = "2014", howpublished = "Outro", url = "" }
TY - CPAPER TI - Valorização do Património Hoje - A Experiência no Ensino de Arquitetura. T2 - Patrimonialização e sustentabilidade do património: reflexão e prospectiva AU - Madeira da Silva, Teresa PY - 2014 CY - Lisboa AB - Esta comunicação procura dar a conhecer uma experiência de ensino de projeto de Arquitetura desenvolvida Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa, a partir de uma experiência singular no contexto académico (Summer School internacional associado a uma UC de prática de projeto). A metodologia cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, as ideias centrais expressas nas cartas e convenções nacionais e internacionais relativas às questões do património, com o conceito de consciência histórica proveniente da filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), tendo como pano de fundo as novas práticas da arquitetura e o novo perfil dos arquitetos. Pretende-se fazer ressaltar um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo e onde o património é visto a partir do presente. Os resultados obtidos mostram-nos que os estudantes atuam, por um lado, projetando com o construído – as propostas não se pretendem autocentradas, mas dialogando com as circunstâncias físicas, geográficas (territoriais) e sociais, e por outro, de acordo com o momento histórico em que nos encontramos - o presente, tendo em conta a cultura e as pessoas que neles habitam. ER -