Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Madeira da Silva, Teresa & Martins, André (2014). UC Habitação Coletiva. Boas Práticas Pedagógicas, Semana da Inovação Pedagógica ISCTE-IUL.
Exportar Referência (IEEE)
M. T. Silva and A. Martins,  "UC Habitação Coletiva", in Boas Práticas Pedagógicas, Semana da Inovação Pedagógica ISCTE-IUL, Lisboa, 2014
Exportar BibTeX
@misc{silva2014_1711696252592,
	author = "Madeira da Silva, Teresa and Martins, André",
	title = "UC Habitação Coletiva",
	year = "2014",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - UC Habitação Coletiva
T2  - Boas Práticas Pedagógicas, Semana da Inovação Pedagógica ISCTE-IUL
AU  - Madeira da Silva, Teresa
AU  - Martins, André
PY  - 2014
CY  - Lisboa
AB  - Esta comunicação centra-se na Unidade curricular Habitação Colectiva (UC Optativa oferecida pelo Departamento de Arquitectura do ISCTE, na área cientifica de Arquitectura e Urbanismo no ano lectivo de 2011 12. Esta unidade Curricular tem como objectivo principal desenvolver conhecimento na área da habitação colectiva a partir da investigação de diferentes casos de estudo. A abordagem ao tema parte de duas linhas orientadoras: por um lado, a partir de um conjunto de conceitos que a caracterizam e que estão na génese da sua formação, e por outro, a partir da abordagem a diferentes modos contemporâneos de habitar.
No ano lectivo de 2011/2012 esta unidade curricular centra a investigação e o trabalho a desenvolver num caso de estudo particular: Tamera Solar Village, na comunidade Tamera Community (Monte do Cerro, Alentejo), projecto conjunto entre o ISCTE-IUL, a Tamera Community e a Faculty of Design and Technology do Technische Universitat Darmstadt (TUD). 
 O nosso interesse pelo projecto Tamera decorre da recente tomada de consciência da necessidade de uma mudança de paradigma de desenvolvimento, onde os conceitos de preservação da natureza, permacultura, arquitectura sustentável, resiliência, escassez de recursos, gestão de recursos, sistemas urbanos resilientes, alterações ambientais, escassez de água, fornecimento de alimentos, desertificação, alterações climatéricas, baixo carbono, energias alternativas, coberturas verdes, construção com fardos de palha, entram na ordem do dia.

ER  -