Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Neves, J. (2014). Psicologia organizacional: indivíduo, trabalho e organização. In Sónia Gonçalves (Ed.), Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas. (pp. 3-29). Lisboa: Pactor.
Export Reference (IEEE)
J. G. Neves,  "Psicologia organizacional: indivíduo, trabalho e organização", in Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas, Sónia Gonçalves, Ed., Lisboa, Pactor, 2014, vol. 1, pp. 3-29
Export BibTeX
@incollection{neves2014_1766437169322,
	author = "Neves, J.",
	title = "Psicologia organizacional: indivíduo, trabalho e organização",
	booktitle = "Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas",
	year = "2014",
	volume = "1",
	series = "",
	edition = "1ª",
	pages = "3-3",
	publisher = "Pactor",
	address = "Lisboa",
	url = ""
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - Psicologia organizacional: indivíduo, trabalho e organização
T2  - Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas
VL  - 1
AU  - Neves, J.
PY  - 2014
SP  - 3-29
CY  - Lisboa
AB  - Neste texto apresentamos as principais ideias que ajudem a compreender alguns aspectos da problemática epistemológica da disciplina. Abordamos por isso questões relacionadas com as influências de outras áreas científicas, a investigação, o nível de análise e outras questões metodológicas decorrentes da influência da transculturalidade ao nível do conceito e funcionamento organizacional, dadas as novas realidades impostas pela globalização das actividades e negócios. Ao nível do conceito, a nossa opção consistiu em integrar a ideia de sistema como a mais apropriada para dar conta da interacção e interdependência que caracterizam o funcionamento organizacional. Ao nível do funcionamento, partimos de uma concepção de organização como um sistema aberto e social, assente numa estrutura de papéis pessoais, interpessoais e funcionais, cuja troca entre emissor e receptor e expressão influenciada pelo contexto, ajuda a entender as funcionalidades e disfuncionalidades do sistema organizacional bem como a adaptação do indivíduo à organização. Dos constituintes principais do conceito de organização, a actividade ou trabalho é uma variável importante nos modelos de investigação em PO (Psicologia Organizacional). Por essa razão, aprofundamos um pouco mais a problemática do trabalho, não só em termos de conceito mas também em relação à sua evolução e transformação, fazendo uma especial referência ao teletrabalho. O texto termina com uma reflexão sobre as implicações desta evolução do conceito de trabalho para as práticas de gestão, enfatizando a influência exercida por variáveis como o conceito de homem, a complexidade e mudança da envolvente. 
ER  -