Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mauritti, R (2002). Padrões de vida dos estudantes universitários no processos de transição para a vida adulta. Sociologia, Problemas e Práticas. 39, 85-116
M. D. Mauritti, "Padrões de vida dos estudantes universitários no processos de transição para a vida adulta", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 39, pp. 85-116, 2002
@article{mauritti2002_1714820206126, author = "Mauritti, R", title = "Padrões de vida dos estudantes universitários no processos de transição para a vida adulta", journal = "Sociologia, Problemas e Práticas", year = "2002", volume = "", number = "39", pages = "85-116", url = "http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp" }
TY - JOUR TI - Padrões de vida dos estudantes universitários no processos de transição para a vida adulta T2 - Sociologia, Problemas e Práticas IS - 39 AU - Mauritti, R PY - 2002 SP - 85-116 SN - 0873-6529 UR - http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp AB - Este artigo começa por analisar a influência das origens sociais nas trajectórias de escolarização superior. Nesta vertente, procura apurar até que ponto indivíduos provenientes de diferentes origens sociais (em termos de variáveis socioprofissionais e socioeducacionais) têm probabilidades, também diferenciadas, de acesso à educação superior. Numa segunda vertente, caracteriza as condições actuais de existência dos estudantes de licenciatura. Esta perspectiva desenvolve-se a partir da noção de "transição para a vida adulta", procurando observar as diversas componentes desse processo, em especial as relativas à transição escolar, profissional e familiar. Numa terceira parte, analisa ainda as aspirações e expectativas de inserção profissional destes estudantes, procurando salientar quer os elementos comuns nessas representações, quer os vectores de diversidade, traduzidos estes em aspirações e expectativas sociais diferenciadas. ER -