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Lamy, C. (2014). A Literacia Mediática enquanto fomento da Democracia Digital . FCSH.
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C. P. Lamy,  "A Literacia Mediática enquanto fomento da Democracia Digital ", in FCSH, Lisboa, 2014
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TY  - CPAPER
TI  - A Literacia Mediática enquanto fomento da Democracia Digital 
T2  - FCSH
AU  - Lamy, C.
PY  - 2014
CY  - Lisboa
AB  - O presente trabalho pretende dar início a uma reflexão relativamente à importância da literacia mediática - e, em especial, da literacia digital - na construção da participação activa dos cidadãos.
De facto, o processo de globalização mediática tem levantado interessantes questões, quer relativamente à eventual abolição de particularismos culturais, quer no tocante a uma atrofia das iniciativas políticas populares. O consumo de conteúdos mediáticos homogeneizados, produto da oferta de uma concentração económica dos Meios de Comunicação, assim como de um ainda existente controlo político sobre alguns daqueles, tem, segundo alguns autores, conduzido a um debate social amorfo que faz questionar o quarto poder enquanto tal. 
Os Novos Media vieram amplificar todo este debate, alterando o status quo e prometendo um lugar de interacção com o cidadão, permitindo-lhe dizer de sua justiça ante qualquer informação apresentada. Blogs, colocação de comentários em sites de jornais ou redes sociais virtuais oferecem-se enquanto fomentadores de uma participação cívica e política que parece ter vindo a esmorecer desde os anos 80 (Cardoso & Neto, 2003).
Há que chamar a atenção para o facto destas redes e de outros recursos online influenciarem não apenas relações pessoais, típicas da esfera privada de cada utilizador, mas toda a vida económica, científica, cultural e política que é, efectivamente, alterada. Também o activismo social parece ter sido bem recebido pelos cibernautas: causas ambientais, defensoras de direitos humanos ou de reacção ante factos políticos são alvo de frequente atenção – mesmo aquelas muitas vezes olvidadas pelos Media tradicionais. 
Não obstante, os New Media não se encontram ao alcance de todos, quer no seu acesso, quer na compreensão das suas extensões e limites. A literacia mediática, apresenta-se como uma das grandes ferramentas para que qualquer cidadão possa agir enquanto tal. Entre adeptos e pessimistas, ambos com fortes argumentos relativamente à matéria em apreço, a verdade é que as redes sociais nos levam obrigam a repensar, entre outros temas, o social e o político nas sociedades do séc. XXI.
ER  -