Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Duarte, A., Martins, A. P., Cunha, M.P. & Oliveira, T. (2014). Um modelo representacional da Responsabilidade das Empresas: tensões e convergência na perspetiva de diferentes stakeholders. IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia.
A. D. Duarte et al., "Um modelo representacional da Responsabilidade das Empresas: tensões e convergência na perspetiva de diferentes stakeholders", in IX Congr.o Ibero-Americano de Psicologia, Lisboa, 2014
@misc{duarte2014_1732206753241, author = "Duarte, A. and Martins, A. P. and Cunha, M.P. and Oliveira, T.", title = "Um modelo representacional da Responsabilidade das Empresas: tensões e convergência na perspetiva de diferentes stakeholders", year = "2014", howpublished = "Outro", url = "" }
TY - CPAPER TI - Um modelo representacional da Responsabilidade das Empresas: tensões e convergência na perspetiva de diferentes stakeholders T2 - IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia AU - Duarte, A. AU - Martins, A. P. AU - Cunha, M.P. AU - Oliveira, T. PY - 2014 CY - Lisboa AB - Quando se fala em responsabilidade das empresas e sua gestão, frequentemente nos deparamos com tensões e paradoxos que decorrem de diferentes perspetivas e entendimentos que os vários parceiros têm sobre o assunto. Este estudo visa apreender e caracterizar as dimensões de significado que organizam as ideias e representação dos diferentes stakeholders relativamente às responsabilidades das empresas. Optou-se por um design metodológico de base qualitativa, baseada na Teoria do Núcleo Central desenvolvida por Abric (1989) e ancorado no axioma de importância (Abric, 2001) e na ordem de evocação (Vergé, 1999). Para o efeito foram desenvolvidas 56 entrevistas a indivíduos de diferentes grupos de stakeholders (gestores, clientes/consumidores, parceiros de negócio, representantes da sociedade civil e académicos). Após a homogeneização dos termos evocados e análise de conteúdo identificou-se um conjunto de categorias partilhadas que representam o núcleo central do conceito de responsabilidade das empresas, compararam-se as intensidades das representações evidenciadas por cada grupo de stakeholders e fez-se uma análise da similitude das mesmas. Os resultados sugerem, não só a presença de diferentes entendimentos e intensidades de relevância, mas sobretudo a perceção de propósitos e orientações contraditórias relativas aos papéis, deveres e responsabilidades das empresas no contexto geral da sociedade. ER -