Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Duarte, A., Martins, A. P., Cunha, M.P. & Oliveira, T. (2014). Um modelo representacional da Responsabilidade das Empresas: tensões e convergência na perspetiva de diferentes stakeholders. IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia.
Exportar Referência (IEEE)
A. D. Duarte et al.,  "Um modelo representacional da Responsabilidade das Empresas: tensões e convergência na perspetiva de diferentes stakeholders", in IX Congr.o Ibero-Americano de Psicologia, Lisboa, 2014
Exportar BibTeX
@misc{duarte2014_1732206753241,
	author = "Duarte, A. and Martins, A. P. and Cunha, M.P. and Oliveira, T.",
	title = "Um modelo representacional da Responsabilidade das Empresas: tensões e convergência na perspetiva de diferentes stakeholders",
	year = "2014",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Um modelo representacional da Responsabilidade das Empresas: tensões e convergência na perspetiva de diferentes stakeholders
T2  - IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia
AU  - Duarte, A.
AU  - Martins, A. P.
AU  - Cunha, M.P.
AU  - Oliveira, T.
PY  - 2014
CY  - Lisboa
AB  - Quando se fala em responsabilidade das empresas e sua gestão, frequentemente nos deparamos com tensões e paradoxos que decorrem de diferentes perspetivas e entendimentos que os vários parceiros têm sobre o assunto. Este estudo visa apreender e caracterizar as dimensões de significado que organizam as ideias e representação dos diferentes stakeholders relativamente às responsabilidades das empresas.
Optou-se por um design metodológico de base qualitativa, baseada na Teoria do Núcleo Central desenvolvida por Abric (1989) e ancorado no axioma de importância (Abric, 2001) e na ordem de evocação (Vergé, 1999). Para o efeito foram desenvolvidas 56 entrevistas a indivíduos de diferentes grupos de stakeholders (gestores, clientes/consumidores, parceiros de negócio, representantes da sociedade civil e académicos).
Após a homogeneização dos termos evocados e análise de conteúdo identificou-se um conjunto de categorias partilhadas que representam o núcleo central do conceito de responsabilidade das empresas, compararam-se as intensidades das representações evidenciadas por cada grupo de stakeholders e fez-se uma análise da similitude das mesmas.
Os resultados sugerem, não só a presença de diferentes entendimentos e intensidades de relevância, mas sobretudo a perceção de propósitos e orientações contraditórias relativas aos papéis, deveres e responsabilidades das empresas no contexto geral da sociedade.

ER  -