Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Sebastião, João (2014). Local networks and socio-educational intervention: from policies to the strategies of the actors. First ESCXEL Project International Conference – Networks, Communities and Partnerships in education: actors, goals and results.
J. M. Sebastião, "Local networks and socio-educational intervention: from policies to the strategies of the actors", in 1st ESCXEL Project Int. Conf. – Networks, Communities and Partnerships in education: actors, goals and results, Lisboa, 2014
@misc{sebastião2014_1714753087185, author = "Sebastião, João", title = "Local networks and socio-educational intervention: from policies to the strategies of the actors", year = "2014", howpublished = "Outro", url = "http://firstinternationalconference.blogspot.pt/" }
TY - CPAPER TI - Local networks and socio-educational intervention: from policies to the strategies of the actors T2 - First ESCXEL Project International Conference – Networks, Communities and Partnerships in education: actors, goals and results AU - Sebastião, João PY - 2014 CY - Lisboa UR - http://firstinternationalconference.blogspot.pt/ AB - Partindo da análise das situações de violência num conjunto escolas situadas em contextos urbanos com elevada desigualdade e conflitualidade social procurámos analisar como as políticas educacionais sobre violência escolar são reinterpretadas e implementadas ao nível da escola e se este processo contribui para uma escola mais pluralista e democrática. O objetivo desta comunicação é analisar como os atores locais reinterpretam e implementam as políticas sobre violência na escola, dentro e entre contextos educativos, e questionar como esse processo desafia uma escola mais plural e democrática em que os direitos das crianças sejam efetivamente garantidos. Adotamos nesta pesquisa como pressuposto teórico básico a ideia de que os atores com intervenção nos fenómenos de violência na escola (sejam eles escolares ou não) são atores situados, a sua ação é incerta como resultado de limitações estruturais, estruturas organizacionais e arranjos relacionais particulares. Procurou-se assim analisar: a) os bloqueios e potencialidades na articulação entre políticas, programas e medidas de prevenção e intervenção em situações de violência; b) a importância das redes de colaboração entre atores e instituições responsáveis pela implementação local de políticas diretamente relacionadas com a infância. Os resultados da pesquisa permitiram aprofundar o conhecimento sobre a relevância das redes de intervenção localmente desenvolvidas no âmbito da problemática da intervenção sobre a violência na escola, pela potencialização de recursos e alcance das intervenções. Constituíram ainda um bom ponto de partida para a compreensão das potencialidades e bloqueios na implementação de políticas locais de educação e infância/juventude, mostrando como estas frequentemente se anulam entre si, ou, em situações de cooperação interinstitucional, produzem resultados claramente para lá dos seus objetivos setoriais. ER -