Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Sebastião, João (2014). Local networks and socio-educational intervention: from policies to the strategies of the actors. First ESCXEL Project International Conference – Networks, Communities and Partnerships in education: actors, goals and results.
Exportar Referência (IEEE)
J. M. Sebastião,  "Local networks and socio-educational intervention: from policies to the strategies of the actors", in 1st ESCXEL Project Int. Conf. – Networks, Communities and Partnerships in education: actors, goals and results, Lisboa, 2014
Exportar BibTeX
@misc{sebastião2014_1714753087185,
	author = "Sebastião, João",
	title = "Local networks and socio-educational intervention: from policies to the strategies of the actors",
	year = "2014",
	howpublished = "Outro",
	url = "http://firstinternationalconference.blogspot.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Local networks and socio-educational intervention: from policies to the strategies of the actors
T2  - First ESCXEL Project International Conference – Networks, Communities and Partnerships in education: actors, goals and results
AU  - Sebastião, João
PY  - 2014
CY  - Lisboa
UR  - http://firstinternationalconference.blogspot.pt/
AB  - Partindo da análise das situações de violência num conjunto escolas situadas em contextos urbanos com elevada desigualdade e conflitualidade social procurámos analisar como as políticas educacionais sobre violência escolar são reinterpretadas e implementadas ao nível da escola e se este processo contribui para uma escola mais pluralista e democrática. 
O objetivo desta comunicação é analisar como os atores locais reinterpretam e implementam as políticas sobre violência na escola, dentro e entre contextos educativos, e questionar como esse processo desafia uma escola mais plural e democrática em que os direitos das crianças sejam efetivamente garantidos. Adotamos nesta pesquisa como pressuposto teórico básico a ideia de que os atores com intervenção nos fenómenos de violência na escola (sejam eles escolares ou não) são atores situados, a sua ação é incerta como resultado de limitações estruturais, estruturas organizacionais e arranjos relacionais particulares. Procurou-se assim analisar: a) os bloqueios e potencialidades na articulação entre políticas, programas e medidas de prevenção e intervenção em situações de violência; b) a importância das redes de colaboração entre atores e instituições responsáveis pela implementação local de políticas diretamente relacionadas com a infância. 
Os resultados da pesquisa permitiram aprofundar o conhecimento sobre a relevância das redes de intervenção localmente desenvolvidas no âmbito da problemática da intervenção sobre a violência na escola, pela potencialização de recursos e alcance das intervenções. Constituíram ainda um bom ponto de partida para a compreensão das potencialidades e bloqueios na implementação de políticas locais de educação e infância/juventude, mostrando como estas frequentemente se anulam entre si, ou, em situações de cooperação interinstitucional, produzem resultados claramente para lá dos seus objetivos setoriais.

ER  -