Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gonçalves, V. & Pifano, M. (2015). Idade e empreendedorismo: uma revisão da literatura. Working Paper Dinâmia'Cet .
Exportar Referência (IEEE)
V. B. Gonçalves and M. A. Pifano,  "Idade e empreendedorismo: uma revisão da literatura", in Working Paper Dinâmia'Cet , Lisboa, 2015
Exportar BibTeX
@unpublished{gonçalves2015_1714828973935,
	author = "Gonçalves, V. and Pifano, M.",
	title = "Idade e empreendedorismo: uma revisão da literatura",
	year = "2015"
}
Exportar RIS
TY  - EJOUR
TI  - Idade e empreendedorismo: uma revisão da literatura
T2  - Working Paper Dinâmia'Cet 
AU  - Gonçalves, V.
AU  - Pifano, M.
PY  - 2015
DO  - 10.15847/dinamiacet-iul.wp.2015.06
CY  - Lisboa
AB  - Presentemente, verificam-se em Portugal e na União Europeia (UE) elevados níveis de desemprego e de exclusão social como resultado da evolução verificada nas condições demográficas, económicas e sociais nas últimas décadas. São de salientar, em particular, os níveis elevados das taxas de desemprego dos jovens (menos de 25 anos) e dos seniores com mais de 45 anos e a taxa de desemprego qualificado de longo prazo. Neste contexto, a promoção do empreendedorismo é considerada como uma prioridade política na UE. Uma solução possível para combater o desemprego dos jovens e dos seniores altamente qualificados, presentemente reconhecida em muitos países na UE e não só, poderá ser a implementação de políticas de promoção do empreendedorismo intergeracional que identifiquem, ativem e agreguem as competências e a experiência de jovens e de seniores, e as transformem em capital produtivo com a constituição de projetos empresariais sustentáveis conduzindo à criação de autoemprego, contribuindo ao mesmo tempo para a aproximação entre gerações. O presente trabalho apresenta um enquadramento analítico para este tipo de políticas. Consiste numa revisão de literatura relativa aos fatores que, de acordo com os estudos teóricos e empíricos recentes, mais influenciam o comportamento empreendedor de jovens e de seniores. A identificação dos principais fatores condicionantes dos empreendedorismos jovem e sénior poderá contribuir para uma melhor conjugação de jovens e de seniores em projetos comuns. A articulação entre jovens e seniores deverá realizar-se a partir dos respetivos recursos e das sinergias criadas em equipas conjuntas e, assim, poderá potenciar a criação de empresas com melhores condições de sucesso.
ER  -