Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Coelho, B. & Alturas, B. (2009). Taxa de SEO: Aferição nos estabelecimentos hoteleiros em Portugal. In  Actas da 8ª CAPSI Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. (pp. 24). Viseu: APSI.
Export Reference (IEEE)
B. Coelho and B. A. Alturas,  "Taxa de SEO: Aferição nos estabelecimentos hoteleiros em Portugal", in  Actas da 8ª CAPSI Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Viseu, APSI, 2009, pp. 24
Export BibTeX
@inproceedings{coelho2009_1766642062213,
	author = "Coelho, B. and Alturas, B.",
	title = "Taxa de SEO: Aferição nos estabelecimentos hoteleiros em Portugal",
	booktitle = " Actas da 8ª CAPSI Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação",
	year = "2009",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "24",
	publisher = "APSI",
	address = "Viseu",
	organization = ""
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Taxa de SEO: Aferição nos estabelecimentos hoteleiros em Portugal
T2  -  Actas da 8ª CAPSI Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação
AU  - Coelho, B.
AU  - Alturas, B.
PY  - 2009
SP  - 24
SN  - 2183-489X
CY  - Viseu
AB  - Na última década, a Internet tem sido usada como um excelente canal de comunicação e
pesquisa. Neste meio, e devido à sua ampla utilização, os motores de busca conquistaram
uma relevância fundamental, para todos os internautas na procura de informação.
Responsáveis pelos estabelecimentos hoteleiros, começaram a verificar que, se
implantassem tecnologias de informação no seu negócio, os dotavam num rumo à obtenção
de um acréscimo de resultados, em várias vertentes. Esta conclusão provocou uma adopção
da Internet, como parte integrante nos seus modelos de negócio.
Assim e após revisão da literatura conclui-se que, quer os estabelecimentos hoteleiros, quer
todos as restantes actividades comerciais e não comerciais, cada vez mais pretendem
adquirir uma maior notoriedade nos resultados obtidos pelos motores de busca. Desta
forma, foi conferida ao Search Engine Optimisation ? SEO ? uma importância crucial no
posicionamento dos resultados naturais ? orgânicos ? sendo que este protagonismo, se
converte num factor competitivo entre organizações, ou mesmo em qualquer
individualidade, face à quantidade de informação existente na Internet e aos hábitos
assumidos dos internautas.
É objectivo deste estudo, apresentar uma metodologia de análise que permita apurar a taxa
de SEO, nos seus níveis mais básicos. Neste seguimento, esta metodologia foi aplicada aos
estabelecimentos hoteleiros reconhecidos em Portugal, de forma a compreender, qual a
relação existente entre a relevância assumida sobre esta matéria e aplicação de SEO
encontrada sobre o universo escolhido.
Com a efectivação da proposta apresentada, conseguiu-se observar que, sobre este universo
ainda muito pode ser melhorado, pois maioritariamente não foram encontrados níveis de
SEO aceitáveis. Contudo, foram encontrados indícios de consideração, que implicam uma
relevância assumida aos resultados naturais, provenientes dos motores de busca.
ER  -