Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Pinho, Filipa (2014). Indicadores da emigração portuguesa: questões metodológicas. Conferência Internacional "Emigração Portuguesa Contemporãnea".
Exportar Referência (IEEE)
A. F. Pinho,  "Indicadores da emigração portuguesa: questões metodológicas", in Conferência Internacional "Emigração Portuguesa Contemporãnea", Lisboa, 2014
Exportar BibTeX
@misc{pinho2014_1711617088319,
	author = "Pinho, Filipa",
	title = "Indicadores da emigração portuguesa: questões metodológicas",
	year = "2014",
	howpublished = "Outro",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Indicadores da emigração portuguesa: questões metodológicas
T2  - Conferência Internacional "Emigração Portuguesa Contemporãnea"
AU  - Pinho, Filipa
PY  - 2014
CY  - Lisboa
AB  - Nos últimos anos, a emigração portuguesa voltou a receber a atenção de cientistas sociais, média e opinião pública devido às notícias sobre o seu crescimento e às relações entre esse crescimento e a crise económica, em particular o aumento da taxa de desemprego.
Com a criação, em 2008, do Observatório da Emigração, deu-se início à recolha e disponibilização de indicadores sobre a emigração portuguesa com recurso a informação de, entre outras fontes, os institutos nacionais de estatística, os serviços de estrangeiros e os serviços de segurança social dos países de destino. Nesta comunicação apresentam-se as principais orientações metodológicas a que obedeceu a recolha sistemática de indicadores da emigração portuguesa nos principais países de destino, em resultado da experiência de trabalho no Observatório. São utilizados exemplos e apresentadas soluções que foram adotadas para estimar, com o maior rigor possível, o volume da emigração portuguesa atual, bem como para proceder à sua caracterização.

ER  -