Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Pinho, F. (2014). Transformações na emigração brasileira para Portugal: de profissionais a trabalhadores. Lisboa. Alto Comissariado para as Migrações.
Exportar Referência (IEEE)
A. F. Pinho,  Transformações na emigração brasileira para Portugal: de profissionais a trabalhadores, 1 ed., Lisboa, Alto Comissariado para as Migrações, 2014
Exportar BibTeX
@book{pinho2014_1713543439676,
	author = "Pinho, F.",
	title = "",
	year = "2014",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "1",
	publisher = "Alto Comissariado para as Migrações",
	address = "Lisboa"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Transformações na emigração brasileira para Portugal: de profissionais a trabalhadores
AU  - Pinho, F.
PY  - 2014
CY  - Lisboa
AB  - Após um período de estagnação da emigração brasileira para Portugal, em meados dos anos 1990, tornou-se visível, na viragem do Século, um aumento do número de brasileiros a residir no país. Para além de crescer, a imigração do Brasil passou a ter uma forte componente de irregularidade e uma nova composição social. Pretendeu-se, com este projeto, perceber o que esteve na origem daquela nova migração, começando pela caracterização do movimento e do contexto em que surgiu. Através  da análise das estatísticas dos recenseamentos da população, do Instituto Nacional de  Estatística,  e  dos  estrangeiros  legalmente  residentes,  do  Serviço  de  Estrangeiros e Fronteiras, foi possível confirmar que estávamos perante uma nova migração, maioritariamente  de  tipo  laboral.  Foram,  também,  entrevistados  migrantes  brasileiros chegados entre 1998 e 2005, com inserções profissões mais comuns, nomeadamente nos setores da construção, do comércio e da restauração. Argumenta-se,  com  base  nos  dados  recolhidos,  que  o  surgimento  desta  nova  migração  do  Brasil  pode ser explicado como o resultado combinado de processos de recrutamento de mão de obra no destino, da operação de redes intramigrantes na origem e no destino  e,  no  contexto  do  desenvolvimento  de  uma  indústria  de  migração,  dos  laços  entre  migrantes mais antigos e mais recentes. A coexistência de um mercado de trabalho em expansão no país de chegada e de desemprego no país de partida, aquando do 
surgimento desta nova migração, bem como a existência de um espaço internacional  regulado  por  acordos  bilaterais  que  atenuavam  a  rigidez  da  política  migratória  europeia, completavam o quadro global no qual as redes operavam. Por fim, assinala-se o facto de esta nova migração se ter desenvolvido no espaço aberto pelo maior fechamento da fronteira sul norte-americana na sequência dos acontecimentos do  11 de setembro de 2001.
ER  -