Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Riso, B.  (2013). A construção da escola como lugar de saúde: contributo para uma reflexão sobre as políticas de saúde escolar na sociedade portuguesa contemporânea. Educação, Sociedade e Culturas. 38, 77-97
Exportar Referência (IEEE)
B. A. Riso,  "A construção da escola como lugar de saúde: contributo para uma reflexão sobre as políticas de saúde escolar na sociedade portuguesa contemporânea", in Educação, Sociedade e Culturas, no. 38, pp. 77-97, 2013
Exportar BibTeX
@article{riso2013_1713258047581,
	author = "Riso, B. ",
	title = "A construção da escola como lugar de saúde: contributo para uma reflexão sobre as políticas de saúde escolar na sociedade portuguesa contemporânea",
	journal = "Educação, Sociedade e Culturas",
	year = "2013",
	volume = "",
	number = "38",
	pages = "77-97",
	url = "https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/page/revista-esc-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - A construção da escola como lugar de saúde: contributo para uma reflexão sobre as políticas de saúde escolar na sociedade portuguesa contemporânea
T2  - Educação, Sociedade e Culturas
IS  - 38
AU  - Riso, B. 
PY  - 2013
SP  - 77-97
SN  - 0872-7643
UR  - https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/page/revista-esc-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas
AB  - Este artigo dá a conhecer as tendências dominantes de gestão e estratégia política no que res- peita à saúde na escola, pensando esta última como um espaço social de funcionamento de políticas de saúde específicas para a realidade escolar. Pretende-se fornecer elementos empí- ricos que permitam compreender os fundamentos e o alcance da política de saúde escolar. O discurso político e governamental difundido por alguns dos documentos que configuram a saúde na escola foram o ponto de partida para esta análise, justificando a opção pelo método qualitativo, com o recurso à pesquisa documental como técnica de recolha de dados. A importância da ciência, nomeadamente da pericialidade biomédica, na elaboração de políticas de saúde, o risco enquanto eixo organizador do discurso sobre a promoção da saúde na escola e a ênfase na responsabilidade individual foram alguns dos elementos que conduziram esta reflexão sociológica sobre a política de saúde escolar em Portugal.
ER  -