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Anabela da Conceição Pereira (2014). O rosto da Máscara. Uma Abordagem Sociológica dos Usos e Representações do Corpo na Obra de Helena Almeida e Jorge Molder . INTERVALO PARA O CONHECIMENTO .
A. D. Pereira, "O rosto da Máscara. Uma Abordagem Sociológica dos Usos e Representações do Corpo na Obra de Helena Almeida e Jorge Molder ", in INTERVALO PARA O CONHECIMENTO , LISBOA, 2014
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TY - CPAPER TI - O rosto da Máscara. Uma Abordagem Sociológica dos Usos e Representações do Corpo na Obra de Helena Almeida e Jorge Molder T2 - INTERVALO PARA O CONHECIMENTO AU - Anabela da Conceição Pereira PY - 2014 CY - LISBOA UR - http://www.snba.pt/index.php?project=492 AB - O objectivo desta investigação foi estudar os usos e representações do corpo no trabalho de Helena Almeida e Jorge Molder, de modo a explicar como ambos se particularizam pela abordagem da identidade e do corpo nas suas obras e, também, compreender como a corporalidade fundamenta os processos de construção da identidade pessoal e profissional dos artistas e da obra, reconstruindo, consequentemente, as narrativas da singularidade e do reconhecimento artístico, nos dois casos. A abordagem interpretativa da representação do corpo mobilizou técnicas documentais e visuais como instrumentos de recolha de informação, cujo tratamento, sobretudo qualitativo, derivou numa análise dos vários discursos que definem os casos, incluindo a reconstrução das trajectórias curriculares dos artistas. Permitiu a interpretação da presença do corpo na obra, a nível individual (sentidos subjacentes), e a reconstrução do sentido visual e discursivo da obra, a nível externo (sentidos legitimados e reconhecidos), oferecendo uma perspectiva multifacetada dos casos/narrativas, em que o corpo surge como projecto pessoal para novas formas de representação e identidade. ER -