Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Anabela da Conceição Pereira (2014). O Rosto da Máscara. Uma Abordagem Sociológica dos Usos e Representações do Corpo na Obra de Helena Almeida e Jorge Molder . IGNITE PhD, ISCTE-IUL 2014.
A. D. Pereira, "O Rosto da Máscara. Uma Abordagem Sociológica dos Usos e Representações do Corpo na Obra de Helena Almeida e Jorge Molder ", in IGNITE PhD, ISCTE-IUL 2014, Lisboa, 2014
@misc{pereira2014_1714146542004, author = "Anabela da Conceição Pereira", title = "O Rosto da Máscara. Uma Abordagem Sociológica dos Usos e Representações do Corpo na Obra de Helena Almeida e Jorge Molder ", year = "2014", howpublished = "Outro", url = "http://hdl.handle.net/10071/7443" }
TY - CPAPER TI - O Rosto da Máscara. Uma Abordagem Sociológica dos Usos e Representações do Corpo na Obra de Helena Almeida e Jorge Molder T2 - IGNITE PhD, ISCTE-IUL 2014 AU - Anabela da Conceição Pereira PY - 2014 CY - Lisboa UR - http://hdl.handle.net/10071/7443 AB - O desafio desta comunicação foi apresentar os resultados da tese de doutoramento: O Rosto da máscara (2013) -, em sete minutos, utilizando 20 slides. A tese incide sobre os usos e representações do corpo no trabalho de Helena Almeida e Jorge Molder, de modo a explicar como ambos se particularizam pela abordagem da identidade e do corpo nas suas obras e, também, compreender como a corporalidade fundamenta os processos de construção da identidade pessoal e profissional dos artistas e da obra, reconstruindo na sua sequência, as narrativas da singularidade e do reconhecimento artístico nos dois casos. A abordagem interpretativa da representação do corpo mobilizou técnicas documentais e visuais como instrumentos de recolha de informação, cujo tratamento, sobretudo qualitativo, derivou numa análise dos vários discursos que definem os casos, incluindo a reconstrução das trajectórias curriculares dos artistas. Permitiu a interpretação da presença do corpo na obra, a nível individual (sentidos subjacentes), e a reconstrução do sentido visual e discursivo da obra, a nível externo (sentidos legitimados e reconhecidos), oferecendo uma perspectiva multifacetada dos casos/narrativas, em que o corpo surge como projecto pessoal para novas formas de representação e identidade. ER -